18 de abril de 2024

Jenilson Leite apresenta PL para que Estado substitua energia elétrica por solar em prédios públicos

O deputado Jenilson Leite (PSB) apresentou aos colegas parlamentares nesta quarta-feira (6), um anteprojeto de lei para a renovação da utilização da energia elétrica nos prédios públicos.

“Eles consomem mais energia que as indústrias acreanas e energia pública. Com o preço da energia que está, todos nós sabemos que no custo da máquina, a conta de energia tem um preço muito significativo”

A proposta de Jenilson é que o Estado crie um programa de inovação, em que a energia convencional passe a ser substituído por energia solar. O texto prevê que os prédios a serem construídos, sejam planejados prevendo o sistema de energia solar e que os que já existem, façam a reversão do sistema.

O anteprojeto também prevê que ao alugar prédio de terceiros, sejam com energia solar também. “É isso que muitos empresários, frigoríficos, faculdades estão fazendo”.

O parlamentar explica que para investir e valorizar o servidor público, é preciso primeiro se fazer economia. “Se quisermos dialogar, num plano de valorização, precisamos pensar metas, estratégias para poder reduzir o custo operacional da máquina pública. Somos um estado que é pobre, mas que tem sol o ano inteiro e uma capacidade extraordinária de produzir energia solar”, disse.

O projeto apresentado por Jenilson estipula o prazo de 10 anos para que o Estado busque uma fonte financiadora ou mesmo que envie um projeto para a Aleac.

“Na casa da gente quando saímos do quarto apagamos a luz, mas no prédio público deixamos o ar ligado, na casa, só ligamos o chuveiro elétrico se de fato estiver frio, mas no prédio público, saímos e deixamos a luz acesa”.

O deputado disse ainda que sente falta, no atual Governo, de um programa consistente, pensando no futuro. “Não vemos sinalização, uma esperança viva no amanhã, então tenho trazido uma oposição propositiva ao Governo, entendo que uma forma de ajudar é apontar caminhos”, destacou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost