O deputado Pedro Longo avaliou como positiva a reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que ocorreu nesta terça-feira (19), para tratar do pedido de empréstimo de pouco mais de R$ 227 milhões feito pelo governo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), com o objetivo de financiar obras importantes no Estado.
O evento contou com a participação do secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), coronel Ricardo Brandão, e do economista Orlando Sabino, que prestaram esclarecimentos a respeito do assunto.
“Os deputados se sentiram seguros para atestar que o Fonplata é uma instituição séria, sólida e plenamente capacitada para ser esse agente financeiro”, destacou o líder do governo na Aleac.
Longo destacou algumas das obras que serão beneficiadas com o recurso, a saber: recuperação da AC-40, a construção da ponte do Bairro 15, a orla da ponte nova em Rio Branco, o tronco coletor de uma estação e a recuperação da orla em Cruzeiro do Sul, além de parte da ponte da Sibéria, em Xapuri.
O empréstimo, de acordo com Longo, não amplia endividamento, mas substitui operações anteriores.
“Chegamos a um consenso sobre a importância desse empréstimo e isso é muito positivo. Deverão ser feitas algumas emendas para revogar as leis que autorizavam os empréstimos anteriores e para autorizar que parte desse recurso seja destinado à produção rural”, finalizou.