Com a vitória no jogo atrasado, a Argentina chega a 22 pontos e fica ainda mais próxima da Copa do Mundo, na vice-liderança, a seis pontos do líder Brasil. Já o Uruguai continua com os mesmos 16 pontos, na quarta colocação.
A partida começou com grandes tentativas de finalização do Uruguai já nos primeiros minutos. A Argentina respondeu com boas criações logo cedo também. Aos 20 minutos, Luiz Suárez emendou um lindo voleio, mas o goleiro Martínez fez mais uma boa defesa. As duas seleções continuaram apresentando postura ofensiva e chegaram perto de abrir o placar. Aos 32, Lo Celso chegou a acertar o travessão uruguaio em uma bela jogada.
Depois de muitos lances de perigo, em um momento em que a Argentina começava a dominar mais o jogo, o placar finalmente foi aberto. Messi tentou um lindo passe de trivela para Nico González, mas a bola enganou o goleiro Muslera e foi parar no fundo das redes, aos 32 minutos.
A partir daí, o Uruguai não se encontrou mais no jogo. Ainda deu tempo da Argentina fazer mais um no primeiro tempo, aos 43 minutos. Após uma sequência de erros de Messi e Lautaro, a bola sobrou limpa dentro da área para De Paul finalizar e fazer 2 a 0.
O Uruguai colocou Cavani em uma das tentativas de reagir no segundo tempo, mas Messi estava inspirado. Aos 16 minutos, o atacante do Paris Saint-Germain fez ótima inversão para De Paul, que cruzou de primeira para Lautaro Martínez completar para o gol, fazendo 3 a 0.
Com a boa vantagem no placar, a Argentina esteve mais perto de fazer o quarto do que o Uruguai diminuir. Muslera teve que interferir mais de uma vez para o placar não ser ampliado até o apito final.
Argentina enfrentará o Peru nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), novamente no estádio Monumental de Núnez. Já o Uruguai encara o Brasil, no mesmo dia, às 21h30, na Arena Amazônia, em Manaus. Ambos os jogos serão válidos pela 12.ª rodada das Eliminatórias.