Ícone do site ContilNet Notícias

Nova classificação reduz funcionamento de bares, igrejas e outros setores em Rio Branco e outros municípios; confira

Por NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

covid coronavírus comércio

Calçadão da Gameleira. Foto: Reprodução

Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Capixaba, Sena Madureira e todos os outros municípios que compõem o Baixo Acre regrediram da bandeira verde para a amarela na nova classificação de risco divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

A nova classificação resulta em mudança de regra para o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais. Até hoje, os setores estão autorizados a funcionarem com lotação de 80% da capacidade de público, com a regressão, a porcentagem diminui em 30% e passam a funcionar com lotação de 50% da capacidade de público.

A regional do do Juruá/Tarauacá-Envira mantém a classificação em bandeira verde e por isso nada muda.

A regional do Alto Acre avança da bandeira amarela para a bandeira verde e com isso, os setores e atividades comerciais e sociais estão autorizados a funcionarem com lotação de 80% da capacidade de público; devendo, no entanto, ser observado que as restrições para eventos ainda permanecem vigentes, sendo autorizados a acontecer apenas os eventos previstos na Resolução 18, item 25, denominado “Eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, bem como eventos comemorativos e sociais, tais como casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações realizados em igrejas, cerimoniais, restaurantes e buffets”. Permanecendo, portanto, proibidos os eventos caracterizados como Carnavais, Festivais, Arraiais fora de época, ou qualquer outra festividade não prevista na Resolução 18, item 25, responsável por causar grandes aglomerações.

Sair da versão mobile