Ícone do site ContilNet Notícias

PEC apresentada por Gehlen Diniz visa inserir Agentes de Trânsito no rol dos órgãos integrantes da Segurança Pública

Por EDINALDO GOMES, DO CONTILNET

Gehlen Diniz. Foto: Ascom

O deputado estadual Gehlen Diniz (Progressistas), apresentou nesta quarta-feira (13), uma Proposta de Emenda à Constituição que visa alterar a Constituição do Estado do Acre e inserir os Agentes de Trânsito no rol dos órgãos integrantes da Segurança Pública.

Mediante sua aprovação, o artigo 131 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte Redação: “IV – Agentes de Trânsito”.

Já a Seção II, em seu artigo 133 – B, dispõe: Compete no âmbito do Estado do Acre e dos Municípios, aos respectivos órgãos ou entidades executivas e seus agentes de trânsito, estruturados em carreira, na forma da lei, a segurança viária, exercida para a preservação da ordem e incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas e compreende:

I – A educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito a mobilidade urbana eficiente.

Para apresentar a PEC, Gehlen Diniz coletou as assinaturas necessárias junto aos deputados. De agora em diante, será formada uma Comissão especial para analisá-la. Em seguida vai para plenário em dois turnos precisando de, no mínimo, 3/5 dos votos do total de deputados da Aleac para ser aprovada.

Sair da versão mobile