Ícone do site ContilNet Notícias

Professor da Ufac é destaque na imprensa nacional por pesquisa sobre produção de leite humano em pó

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Pesquisador Otávio Augusto Silva Ribeiro desenvolveu método para leite humano em pó na UFV. Foto: UFV/Divulgação

G1, Sociedade Médica de Sorocaba, Jornal Floripa, O Popular: esses foram alguns dos sites que trouxeram como destaque o professor da Universidade Federal do Acre, Otávio Augusto Silva Ribeiro.

Ele constatou que o Leite Humano Ordenhado (LHO) não conforme, descartado pelos bancos de leite pela presença de sujidades físicas, também pode, após processamento, ser consumido pelos recém-nascidos. Oportunidade essa que poderia ser – de acordo com Otávio – aproveitada para ampliar a produção de leite humano em pó.

“O objetivo é trazer mais a eficiência dos Bancos de Leite Humano (BLH) e aumentar a capacidade de distribuição do alimento considerado o melhor e mais completo para os bebês”, diz o G1. O estudo é conduzido via Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“A descoberta levou o pesquisador a uma nova etapa: a do beneficiamento para a obtenção de leite humano em pó. Embora já existam estudos nesta direção, Otávio explicou que nenhum abrange todas as tecnologias que utilizou até chegar à secagem, dentre elas a homogeneização”, diz o site.

O pesquisador destaca que a técnica desenvolvida resultou em um leite humano homogeneizado em pó que manteve, praticamente, todas as características nutricionais do LHO – houve apenas uma redução da concentração de imunoglobulinas (proteínas de defesa), mas elas continuaram presentes.

“É um alimento melhor que as fórmulas alimentares comerciais, já que, mesmo processado, ainda é composto somente por leite humano”, destacou. Para ver a reportagem completa, clique aqui.

Sair da versão mobile