Quando se deve usar “a” ou “há”? Sempre que houver dúvida, lembre-se de que as situações pretéritas envolvem HÁ; situações de futuro, A. Exemplos:
“Saí da escola há (faz) pouco tempo.”
“Li Dom Casmurro há (faz) dez anos.”
“Daqui a pouco, começa a partida entre Santos e Botafogo.”
É importante notar que – no último exemplo – não há relação alguma com o pretérito e o “a” não pode ser substituído por “faz”.
MORAR A EXISTE?
Pois bem: retirada essa dúvida, é verdade que se pode usar a construção “morar a”?
Vejamos o que afirma Dicionário de Regência Verbal, de Celso Pedro Luft, um dos mais famosos no tema regencial:
“MORAR – ter habitação ou residência; habitar; residir: Fulano mora na cidade ou no campo, no centro ou no bairro. Constrói-se [o verbo morar] com a preposição EM ou com o advérbio ONDE, devendo evitar-se o emprego da preposição a, por se tratar de verbo de quietação. Porém, entre nós, com o substantivo “rua” (e menos frequentemente com “avenida”, “praça”, “travessa”), na língua escrita de jornal, tabelionato, meio jurídico, a regência MORAR A é a usual.”
Já no importante Houaiss e na Gramática Escolar de Bechara, só se encontra a preposição EM:
“Atualmente mora no Méier.”
“Mora na Rua das Acácias.”
É ainda esta preposição que se emprega com “residir”, “situar” e derivados, de acordo com o mestre Evanildo Bechara e no próprio Aurélio:
“Prédio sito na Rua Direita.”
“Ela reside na Rua Dias Ferreira, e não na Avenida Copacabana.”
Em outras palavras, predomina o uso da preposição EM na regência de MORAR, RESIDIR, SITUAR e derivados.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.