Revolução: Implante cerebral promete detectar e curar depressão profunda

ientistas norte-americanos deram um passo  gigante rumo ao diagnóstico e tratamento da depressão profunda ao instalarem um implante elétrico no crânio de uma paciente. O estudo experimental foi divulgado na revista científica Nature Medicine e citado pela BBC News.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, ressaltam que ainda é cedo para afirmar com certeza absoluta se o aparelho poderá ser colocado na generalidade de pacientes com depressão severa, resistente a outros tipos de tratamento – incluindo medicação, terapia ou tratamento por eletrochoques – porém, estão esperançosos e planejam realizar mais testes.

Sarah, de 36 anos, foi a primeira e única paciente até ao momento submetida ao tratamento experimental. A paciente recebeu o dispositivo há mais de um ano e diz que a sua vida mudou radicalmente.

Conforme explica a BBC, o implante, do tamanho de uma caixa de fósforos, está sempre ligado, no entanto apenas emite um impulso elétrico quando percebe que Sarah necessita.

No passado, a mulher foi submetida a uma série de tratamentos que fracassaram, nomeadamente com antidepressivos e terapia eletroconvulsiva.

“Tinha esgotado todas as opções de tratamento possíveis”, contou Sarah à BBC News.

“A minha vida diária tornou-se tão restrita. Me sentia torturada todos os dias. Mal me movia ou fazia qualquer coisa”.

A cirurgia envolveu fazer pequenos orifícios no crânio de modo a encaixar os fios que monitorariam e estimulariam o seu cérebro.

O implante, com bateria e gerador de pulso, foi colocado no osso, sob o couro cabeludo e cabelo.

“Quando o implante foi colocado pela primeira vez, a minha vida deu uma guinada para cima imediatamente. A minha vida voltou a ser agradável”,  destacou Sarah.

“Dentro de algumas semanas, os pensamentos suicidas desapareceram”.

Passado um ano, Sarah continua a se sentir bem e sem efeitos colaterais.

A paciente afirma que não sente o dispositivo enquanto este emite impulsos elétricos, contudo explica: “provavelmente posso dizer em 15 minutos que este disparou devido a uma sensação de alerta e energia ou do positivismo que sinto”.

Mas afinal, como funciona este aparelho potencialmente revolucionário?

De acordo com a pesquisadora Katherine Scangos, psiquiatra da Universidade da California, a inovação foi possível localizando os “circuitos da depressão” no cérebro da mulher.

“Encontramos um local, que é uma área chamada corpo estriado ventral, no qual a estimulação eliminou de forma consistente os seus sentimentos de depressão”, mencionou à BBC News.

Acrescentando: “e também encontramos uma área de atividade cerebral na amígdala que poderia prever quando os seus sintomas eram mais graves.”

Os cientistas destacam que ainda serão necessários mais estudos para testar o tratamento e perceber se este pode ajudar mais pessoas com depressão severa e talvez indivíduos que sofram de outras doenças mentais.

Scangos, que inscreveu dois outros pacientes no teste e espera recrutar mais nove, disse: “temos de observar como esses circuitos variam entre os pacientes e repetir esse trabalho várias vezes”.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Revolução: Implante cerebral promete detectar e curar depressão profunda