Aos 56 anos, fisiculturista conquista primeiro ouro em campeonato nacional: ‘não existem limites’

A vida de Francisco das Chagas Brandão da Costa passou por uma mudança definitiva em 2019, aos 54 anos. Amante de treinos em academias, ele resolveu participar de competições de fisiculturismo. Dois anos depois, aos 56, conquistou seu primeiro título no esporte.

O maranhense que mora em Campo Grande desde 1993, após passar em um concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), conta que tomou gosto por atividade física logo ao chegar na capital sul-mato-grossense, influenciado por uma amiga.

Já em 2014, um treinador dele sugeriu que ele fosse competir em torneios de fisiculturismo, devido à disciplina do até então apenas aluno. “Comecei a pensar no assunto, mas achava que não era pra mim. Depois passei a ir em campeonatos como espectador e gostei do esporte”, comenta.

Francisco posa ao lado de troféu de primeiro lugar do Muscle Contest, disputado em Campinas (SP) — Foto: Francisco Brandão/Arquivo Pessoal

Francisco posa ao lado de troféu de primeiro lugar do Muscle Contest, disputado em Campinas (SP) — Foto: Francisco Brandão/Arquivo Pessoal

Em 2019, já aos 54 anos e “empurrado” por um amigo, Francisco contratou um treinador visando a competição estadual de fisiculturismo, que ocorreria em abril do ano seguinte. Mas a Covid chegou e os campeonatos foram sendo adiados.

“Foi aí que surgiu o campeonato nacional em Campinas, que não exigia classificação estadual. Eu e meu treinador resolvemos participar dele e conquistamos o segundo lugar. Com o resultado, veio também a vontade de ser o primeiro”, diz o fisiculturista. 

Neste ano, ele e o técnico fizeram uma nova preparação e alinharam o que acreditaram ser os pontos fracos observados na competição anterior. Já no último dia 31 de outubro, ele foi o campeão do Muscle Contest, em Campinas (SP), na categoria master acima de 50 anos.

Nos treinamentos teóricos do TRT sempre escuto os palestrantes com falas de q temos de sair da zona de conforto. Teoricamente é bem fácil ouvir e dizer para a equipe que precisamos fazer mais, mas quando você coloca seu corpo à prova de limites físicos e mentais, você começa a ter novas perspectivas”, afirma o atleta.

Motivado pela conquista, o fisiculturista agora pensa em conquistar mais títulos, estaduais e nacionais. “Uma coisa sempre tenho comigo: não existem limites quando você se propõe a realizar o que deseja”, finaliza.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Aos 56 anos, fisiculturista conquista primeiro ouro em campeonato nacional: ‘não existem limites’