30.3 C
Rio Branco
24 novembro 2021 3:35 pm

Após 9 dias de bloqueio, fronteira do Brasil com a Bolívia é 10em MS

A liberação ocorreu depois que o Senado boliviano revogou nesta terça-feira à noite - em uma sessão que durou cerca de 8 horas

POR G1

Última atualização em 17/11/2021 16:16

Após nove dias de bloqueio, a fronteira do Brasil com a Bolívia foi reaberta em Corumbá, Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (17). O trânsito de caminhões e veículos que estava impedido no lado boliviano desde o dia 8 de novembro já foi restabelecido.

A liberação ocorreu depois que o Senado boliviano revogou nesta terça-feira (16) à noite – em uma sessão que durou cerca de 8 horas – a lei nacional que estava sendo motivo de protestos e manifestações em todo o país.

A lei estipulava que o governo boliviano poderia investigar a vida financeira das pessoas sem ordem judicial. Após a aprovação da revogação, a presidência da Bolívia sancionou e os manifestantes cessaram os protestos.

Apesar do encerramento das manifestações, um monte de terra colocado pelos manifestantes próximo a fronteira ainda não havia sido retirado no início da manhã desta quarta.

No lado boliviano, uma grande fila de caminhões se formou em razão do protesto. Os motoristas precisam passam pela Receita Federal para entrarem no Brasil.

Além da retomada da circulação de mercadorias entre os dois países, a reabertura da fronteira também representa um alívio para o setor produtivo de Corumbá, que registrou uma queda de pelo menos 50% na venda de produtos e serviços com o fechamento da linha internacional.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!