Botafogo intensifica conversa por renovações; veja situação dos principais atletas
Por GE
Com o fim da temporada no último domingo e o retorno à elite do futebol brasileiro após o título da Série B, o Botafogo entra de cabeça no projeto 2022. A montagem do elenco que disputará a Série A passa primeiro pela definição dos jogadores que serão mantidos pelo departamento de futebol. As negociações pelas permanências começaram nas últimas semanas.
O interesse da diretoria é manter a base do time campeão, mas algumas negociações são mais complicadas. Junto a esse processo, o clube também analisa o mercado em busca de reforços. Veja abaixo levantamento dos principais atletas em fim de contrato com um resumo de cada situação:
Gatito Fernández – 31/12/2021
O goleiro, que não entrou em campo nesta temporada devido a uma grave lesão no joelho direito, tem acordo encaminhado com o clube para continuar em 2022. Análise do Núcleo de Saúde e Performance junto ao preparador de goleiros Flávio Tenius deu segurança ao Botafogo de que Gatito está bem fisicamente.
Emprestado pelo Criciúma até o fim da temporada, o volante de 25 anos tem uma opção de compra que o Botafogo não deve exercer por falta de dinheiro em caixa. Porém, o clube tentará chegar a valores aceitáveis ou à renovação do empréstimo. É um interesse manter Barreto no elenco. Nesta temporada, o jogador participou de 31 partidas e deu uma assistência.
Luis Oyama – 31/12/2021
A negociação com Oyama é um dos maiores desafios para a diretoria. Com a boa temporada que fez pelo Botafogo, o volante se valorizou e, no contrato de empréstimo com o Mirassol, não consta gatilho para renovação ou valor estipulado para compra. O clube já procurou os representantes do atleta e tentará convencer o clube do interior de São Paulo, o que considera muito difícil. Ele terminou a Série B com 31 jogos, dois gols e duas assistências.
Pedro Castro – 31/12/2021
Com 38 jogos, cinco gols e três assistências na temporada, Pedro Castro ainda não se acertou com o Botafogo. O volante pertence ao Tombense e existe a chance de voltar ao time mineiro, que pretende se reforçar para disputar a Série B em 2022.
Marco Antônio – 31/12/2021
Ao lado de Oyama, o atacante é outra negociação difícil para o Botafogo. Marco Antonio também se valorizou e, a princípio, retorna ao Bahia para a próxima temporada. O clube alvinegro, porém, não joga a toalha e tenta garantir a permanência do jogador, que atuou 48 vezes, com 10 gols e sete assistências vestindo a camisa alvinegra em 2021.
Warley – 31/12/2021
Considerado 12º jogador da campanha campeã da Série B, Warley é visto como um atleta interessante para compor o elenco em 2022. As partes já começaram a conversar e tentam chegar a um acordo financeiro. Ele participou de 48 jogos, marcou cinco gols e deu sete assistências na temporada. O bom ano faz o atacante despertar também o interesse de outras equipes.
Rafael Navarro – 31/12/2021
De todas, esta é a negociação quase impossível. O Botafogo ainda tem esperança que o centroavante aceite a proposta pela renovação, mas o interesse de Rafael Navarro é aproveitar o bom momento para jogar no exterior e até mesmo fazer dinheiro. Ele foi o principal jogador da temporada, com 16 gols e 10 assistências em 48 jogos.
O clube aumentou os valores, mas dificilmente vai conseguir competir com as ofertas que chegam para o atacante. Depois de recusar ida para os Estados Unidos, o staff de Navarro busca oportunidades principalmente na Europa.
Demais casos
Além desses nomes, outros também têm contrato encerrando em dezembro de 2021, mas não estão na lista de prioridades do Botafogo: Douglas Borges, Gilvan, Jonathan Lemos, Federico Barrandeguy, Kayque, Matheus Frizzo, Ricardinho, Luiz Henrique, Cesinha e Rafael Moura. O clube ainda vai definir a situação desses jogadores nos próximos dias.