Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso Correios: Edital segue sem previsão

Por CONCURSOS NO BRASIL

(Foto: Divulgação)

Milhares de concurseiros por todo o Brasil permanecem à espera de um novo edital do concurso Correios. A última seleção feita pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT (Correios) foi realizada em 2017 e, desde então não há previsão alguma de um novo certame.

No entanto, um déficit no quadro de pessoal tem gerado especulações de um concurso para 2020, uma vez que não teve em 2019.

A expectativa é de abertura para cargos de níveis médio e superior, conforme as provas anteriores. Acredita-se que a maior concentração de oportunidades será nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.

Então, mantenha a esperança de pé e siga estudando. Os candidatos aprovados nas provas de conhecimento, podem passar também por um teste de esforço e, caso contratados, serão submetidos a um exame admissional.

Nossa equipe separou algumas informações sobre o concurso Correios para você. Confira:

Correios será privatizado?

Utilizando o seu principal canal social, o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que a privatização dos Correios será importante. Segundo ele, “serviços melhores e mais baratos só podem existir com menos Estado e mais concorrência, via iniciativa privada”.

A desestatização da empresa está prevista para 2021, junto com ABGF, Ceagesp e Telebras, como informou o Secretário de Desestatização, Salim Mattar. No final de maio de 2020, o presidente voltou novamente a falar sobre a privatização dos Correios em uma live.

Bolsonaro até comentou que “estamos sim buscando privatizar muita coisa. Mas não é fácil! Tem empresas que obrigatoriamente passam pelo Congresso, vai ter reação”. A discussão sobre a privatização dos Correios já vem desde meses anteriores, quando a Agência Brasil noticiou em 07 de junho de 2019 a probabilidade do acontecimento.

Dessa forma, Bolsonaro autorizou, em abril de 2020, o início dos estudos para dar andamento ao processo de desestatização da companhia. A ideia de uma possível privatização da ECT ainda assusta muitos concurseiros que aguardam um novo Concurso Correios.

Esperava-se que o programa de demissão voluntária (PDV) promovesse uma reestruturação da empresa. No entanto, sabe-se que a empresa carrega prejuízos muito altos e precisa de uma solução. Esse foi um dos pontos abordados pelo presidente sobre privatizar a instituição.

A pauta, nos últimos tempos, já está bem adiantada. Conforme apurações feitas pelo Jornal O Globo, o Ministério da Economia quer que o projeto seja votado ainda em julho de 2021. A informação foi repassada pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord.

Hoje, os Correios possuem décadas de serviços prestados à nação e um grande número de funcionários. Assim, resta aos candidatos esperar os próximos movimentos do governo quanto a esta pauta.

Quantitativo de pessoal dos Correios foi divulgado

Em janeiro de 2019 foi divulgada a Portaria 623/2019, que aprovava o quantitativo de pessoal próprio dos Correios. O limite máximo fixado é de 106 mil funcionários, já incluso nesse total o quadro permanente (105.211) e os anistiados (789).

O documento diz ainda que “para fins de controle do limite do quantitativo de pessoal das empresas estatais ficam contabilizados, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez”, os seguintes grupos:

Além disso, “as vagas destinadas aos empregados readmitidos sob a condição de anistiados deverão ser extintas ao término dos contratos de seus atuais ocupantes”.

A portaria, contudo, não é garantia alguma de que concurso Correios seja aberto. Ela não sinaliza o lançamento de novos editais, uma vez que isso não compete aos Correios.

No máximo, “compete à empresa gerenciar seu quadro próprio de pessoal, praticando atos de gestão para repor empregados desligados do quadro funcional, desde que sejam observados os limites ora estabelecidos, as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes”.

Em 2018 foi publicado o novo Estatuto Social da ECT, após ter sido aprovado pela 12ª Assembleia Geral Extraordinária da empresa. Um dos pontos que, sem dúvidas, mais interessaram aos concurseiros foi a forma como o documento aborda a questão da contratação de pessoal por meio do concurso Correios.

De acordo com o que é estabelecido a partir do artigo 113, sobre este assunto, prevalecem admissões por meio de concurso público e os contratados são regidos pelo regime celetista.

Em seu blog oficial, a ECT afirmou que, com o novo Estatuto, a empresa terá melhores condições para crescer e se modernizar. A ideia é começar a atuar no exterior e diretamente na área de serviços financeiros, postais eletrônicos e de logística integrada.

Concurso Correios: cargos ofertados

No concurso Correios, são abertas vagas para:

Concurso Correios: requisitos e atribuições dos cargos

Cada cargo exige um nível de escolaridade específico e atividades inerentes à área de atuação. Confira:

Analista de Correios

Os requisitos para o cargo de Analista de Correios podem variar conforme a área de formação, mas em geral, exige ensino superior completo. Dependendo da função, o candidato deve possuir um curso de especialização, registro profissional e experiência no serviço.

As principais atribuições do Analista de Correios são:

Analista de Saúde

A função requer que os candidatos tenham concluído a graduação em Medicina e possuam registro ativo no CRM. São atribuições do Analista de Saúde dos Correios:

Atendente Comercial

Para investir na função, o interessado deve possuir ensino médio ou curso técnico equivalente. As atribuições do cargo de Atendente são as seguintes:

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

O candidato deve possuir ensino médio completo e diploma de curso de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho ou de curso técnico em Enfermagem. Também preciso ter curso de qualificação de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e registro profissional no COREN. As atribuições são:

Carteiro

A carreira de carteiro tem como requisito a conclusão de ensino médio ou curso técnico equivalente. São atividades do cargo de Carteiro:

Enfermeiro do Trabalho

É requisito para o cargo ter graduação completa em Enfermagem mais curso de especialização em Enfermagem do Trabalho. Também é preciso possuir registro ativo no COREN. Estas são as atribuições da função:

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Os interessados neste cargo devem ter nível superior em Engenharia ou Arquitetura com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. É preciso possuir ainda o registro profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho expedido pelo Ministério do Trabalho. Confira as atribuições:

Médico do Trabalho

Para investir nesse cargo, é preciso ter graduação completa em Medicina com certificado de especialização na área de Medicina do Trabalho ou residência médica específica. O profissional também precisa estar registrado no CRM. As atribuições são:

Operador de Triagem e Transbordo

Para investir nesse cargo, é preciso ter concluído o ensino médio ou possuir certificado de curso técnico equivalente. Estas são as atribuições do Operador de Triagem e Transbordo:

Técnico em Segurança do Trabalho

O candidato deve possuir diploma de conclusão do Ensino Médio e certificado de curso técnico em Segurança do Trabalho completo. Além disso, precisa ter registro profissional como Técnico de Segurança do Trabalho e comprovante de regularidade expedido pelo Ministério do Trabalho. As atividades do cargo são:

Concurso Correios: salários e benefícios

Você tem curiosidade de saber qual é o salário de um carteiro dos Correios e de outros servidores concursados? Conforme editais anteriores, os salários destes profissionais são:

Vale ressaltar que esses valores podem variar. Os benefícios concedidos pelo concurso Correios aos contratados são:

Último concurso Correios foi em 2017

Em 2017, o concurso Correios foi organizado pelo IADES e era voltado para o preenchimento de 88 vagas mais formação de cadastro reserva.

O edital oferecia cargos de nível médio/técnico e superior nas áreas de medicina e segurança do trabalho. As oportunidades previstas pelo certame abrangeriam várias cidades em todos os estados brasileiros, com exceção do Mato Grosso. Inscreveram-se 22.136 pessoas para as funções de:

Os salários iniciais oferecidos pelo concurso Correios variavam entre R$ 1.876,43 e R$ 4.903,05

Etapas do concurso Correios 2017

O concurso Correios 2017 contou com etapa única de provas objetivas. Os candidatos tiveram quatro horas para responder 50 questões de múltipla escolha acerca de:

Foram aprovados aqueles que obtiveram o mínimo de 50% da pontuação total. Contudo, diante do contingenciamento geral da companhia, não foi um concurso animador.

Concurso Correios de 2015 foi suspenso

Para quem não se lembra, em outubro de 2015, os Correios suspenderam o concurso público que estava em andamento para ocupação de pelo menos duas mil vagas. De lá para cá, a empresa não se pronunciou sobre o assunto e a situação permanece indefinida, apesar dos esforços da representação sindical.

Concurso Correios de 2011

O ano de 2011 teve dois editais do Concurso Correios publicados e organizados pela Cespe/UnB, atual Cebraspe. O primeiro contava com mais de seis mil vagas para os cargos de:

O outro era de Carreiras Específicas, contando com 829 vagas para:

No total, foram 1.120.393 candidatos inscritos, numa média de 121 candidatos por vaga.

Etapas do concurso Correios de 2011

A seleção do concurso Correios 2011 contou com provas escritas de caráter objetivo para todos os inscritos. O edital de Carreiras Específicas teve 120 questões do tipo Certo ou Errado acerca de conhecimentos básicos e específicos. Já o outro edital contou com 60 perguntas de múltipla escolha abordando as seguintes disciplinas:

Os concorrentes ao cargo de Operador de Triagem e Transbordo ainda passaram por uma avaliação da capacidade física laboral. Esses foram fizeram testes de

Sair da versão mobile