Cooperação técnica permite análise de solo no Acre; Sepa e Funtac firmam parceria

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), está atendendo a uma antiga reivindicação dos produtores rurais do Acre: a possibilidade de análises de solo no Acre e não mais em Rondônia, como ocorria até recentemente.

Isso será possível a partir de assinatura de termo de cooperação entre os dois órgãos técnicos do Estado, através de seus titulares, o da Sepa, Nenê Junqueira, e o presidente da Funtac, Tom Sérgio. Com isso, as amostras de solo não serão mais enviadas para análises m laboratórios de fora do estado, o que demandava em semanas de espera pelos resultados nos casos de solicitações dos trabalhadores rurais. O termo de cooperação também vai assegurar um preço mais acessível e agilidade na entrega das análises.

“O termo prevê que a Funtac irá realizar as análises, beneficiando assim, desde o pequeno, ao grande produtor”, disse o presidente da Funtac, Tom Sérgio. Durante a assinatura, o secretário de Produção e Agronegócio Nenê Junqueira destacou a cooperação entre os dois órgãos como importantes avanços do governo Gladson Cameli, sobretudo porque o Estado possui áreas de terras degradadas, que, partir da agilidade na entrega da análise de solos o produtor vai estar devidamente munido de informações técnicas para nortear projetos de recuperação com melhores êxitos de confiabilidade.

“Temos grandes áreas consolidadas, que já estão em processo de degradação, precisando ser corrigidas com calcário e adubo”, lembrou Junqueira, acrescentando que o governador Gladson Cameli sempre esteve preocupado em atender as demandas do setor produtivo rural.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost