25.3 C
Rio Branco
23 janeiro 2022 11:10 am

Dia da Onça-pintada: confira os principais flagrantes feitos no Pantanal; veja vídeos

Especialista alerta que as onças-pintadas estão no topo da cadeia alimentar dos animais que compõem a fauna pantaneira e são consideradas quase ameaçadas de extinção.

POR G1

Última atualização em 29/11/2021 16:32

Um dos símbolos do bioma do Pantanal, o dia da onça-pintada é celebrado nesta segunda-feira (29). O g1 separou alguns flagrantes do maior felino das Américas feitos no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

A espécie que tem a mordida mais forte entre todos os felinos do mundo, tem o corpo revestido por pintas negras, formando rosetas com diferentes tamanhos, geralmente grandes com um ou mais pontos negros no seu interior. As onças têm hábitos solitários, podendo ser ativas durante o dia e à noite.

É um animal terrestre, que se alimenta de vertebrados de médio e grande porte, como anta, porco-do-mato, veado, gado, tamanduá, capivara, jacaré, quati, entre outros. De acordo com a bióloga Aline Barros, o cenário da população de onças-pintadas no país é preocupante, e acende alerta para o risco de extinção e o meio ambiente.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.