Dicas para ser uma pessoa mais organizada

Aqui em Casa Vogue, nós já te mostramos diversos métodos de organização, que se adaptam a situações e estilos de vida diferentes. Como arrumar a casa é um trabalho constante, nada melhor do que utilizar técnicas que simplifiquem o processo, não é verdade?

Porém, mesmo com essas alternativas, há pessoas que têm muita dificuldade em adotar a organização como parte da rotina. Se você é integrante desse time, saiba que há solução e um exemplo disso é o caso da personal organizer Gisele Pascoali, que é psicóloga e coautora do livro Personal Organizer – Mudando sua Vida. “Meu quarto era conhecido como ‘tsunami’ até que conheci a organização e nos casamos! Ela veio para facilitar a nossa vida, para termos uma visão de um começo, meio, fim e um recomeço novamente”, relata.

Entre os benefícios de manter a disciplina, a especialista ressalta: “Nós conseguimos ganhar tempo, já que nos arrumamos mais rápido e encontramos as roupas com uma lógica, por exemplo. Além disso, economizamos dinheiro, porque não vamos comprar sem ter necessidade. Sem contar que é tão gostoso entrar em casa e ver as coisas nos locais corretos. É como se a casa sorrisse pra nós!”

Dicas para ser uma pessoa mais organizada (Foto: Reprodução)
 (Foto: Reprodução)

Caso esses pontos positivos não tenham te convencido a adotar novos hábitos,  a personal organizer Karine Kosaka lembra que a organização pode evitar momentos de estresse e ansiedade. “Já chegou atrasado em algum lugar porque não conseguia encontrar as suas chaves? Ou não sabia em que lugar tinha guardado seus exames? Essas são apenas algumas situações que podem nos irritar devido à desorganização”, afirma.

Para te ajudar a criar uma nova rotina e acabar com a procrastinação, as especialistas deram dicas para uma vida mais organizada. Confira!

Arrume a cama ao acordar

Dicas para ser uma pessoa mais organizada (Foto: Divulgação)

Ambiente criado pela Dani Toledo, da Decor it Yourself (Foto: Divulgação)

Com certeza, é o primeiro passo para que você tenha um ótimo dia e fique mais disposto. Estique o lençol, invista na cama posta e deixe o quarto agradável e gostoso para você. Segundo as experts, o segredo para realizar qualquer atividade com prazer é pensar que é um agrado pessoal.

Arrume o closet

“Imagine um armário em que você ama cada peça. Ali, tudo estará dividido de acordo com a sua rotina: gavetas de roupas íntimas, de esporte, pijamas e, nas prateleiras, peças dobradas que usa diariamente. No varão, cabides separados por: regatas, mangas curtas, mangas longas, casacos leves e pesados”, narra Gisele.

Com a descrição acima, a personal organizer quis enfatizar o quão agradável é saber o lugar em que roupas estão guardadas e como isso agiliza o dia a dia. Se você tiver somente peças que se alinham com o seu estilo, essa tarefa ficará ainda mais prática.

Pratique o desapego

Dicas para ser uma pessoa mais organizada (Foto: Getty Images)
 (Foto: Getty Images)

Se a sua bagunça estiver muito grande e você não sabe qual peça doar ou jogar fora, siga a recomedação de Gisele: “Basta se perguntar se aquele item te deixa feliz, como nos ensina é a guru da organização Marie Kondo. Essa pergunta parece boba, mas tem um poder enorme e faz com que a ‘luz no fim do túnel’ comece a surgir”, diz. Você pode repetir essa ação para selecionar roupas, calçados, louças, livros, tudo o que tem dentro da sua casa.

Tome café da manhã

Aqui, não importa se você curte um banquete ou prefere apenas tomar um suco. A sugestão é fazer da primeira refeição do dia um hábito especial. “Monte uma bandeja com os itens que mais usa, por exemplo: potes herméticos com granola, aveia, chia, porta-guardanapos, açúcar, mel, algum medicamento e uma garrafa térmica”, lista Karine.

Essa etapa faz com que você não comece o dia pensando no trabalho e, sim, realize uma pausa para o autocuidado. Com um descanso para a mente, há mais chances de executar as atividades seguintes com mais qualidade e disposição.

Deixe os sapatos no hall de entrada

Dicas para ser uma pessoa mais organizada (Foto: Reprodução)
Projeto é assinado pelo escritório HaoDesign (Foto: Reprodução)

Já parou para pensar em quantos lugares os seus sapatos pisam? De banheiros públicos a calçadas e ruas muito movimentadas, só há uma certeza: o chão nunca está completamente limpo. Por essa razão, você pode reorganizar o hall de entrada para armazenar os calçados antes de higienizá-los e guardá-los no local de costume. Dessa maneira, você não deixa os sapatos espalhados pela casa e, consequentemente, minimiza a proliferação de vírus e bactérias, principalmente, em tempos de pandemia.

Guarde as coisas no mesmo lugar

Ao manter um destino certo para cada item, você impede que os seus pertences desapareçam. Para seguir essa dica, analise a função de cada peça da sua casa e em qual ambiente ela será utilizada. Se você gosta de ler antes de dormir, por exemplo, deixe os livros em um móvel no quarto que fique perto da cama.

Tenha uma agenda

Ela pode ser online ou física, seguindo o formato que você mais goste. No entanto, é fundamental que você não sobrecarregue seu dia ou a semana para não se frustrar caso não execute todas as atividades. “É melhor colocar menos tarefas e ter tempo ‘livre’ do que ficar desesperada e se culpando porque não conseguiu fazer tal coisa. Se pergunte se aquilo realmente é prioridade naquele dia e hora”, finaliza Gisele.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Dicas para ser uma pessoa mais organizada