É #FAKE que cadastro do Auxílio Brasil pode ser feito a partir de link no WhatsApp

Circula nas redes a informação de que o cadastro para recebimento do Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda, pode ser realizado por meio de link redirecionado via Whatsapp. A mensagem diz, ainda, que o governo federal disponibilizou um aplicativo chamado “App Social”, e que o texto deve ser compartilhado para outros amigos nas redes. É #FAKE.

Selo fake — Foto: G1

Selo fake — Foto: G1

A informação falsa oferece um passo a passo de como efetuar o cadastro por meio do link. No entanto, mesmo que o cidadão siga todas as orientações, nada acontece. Procurado pelo jornal ‘O Globo’, o Ministério da Cidadania esclarece que o único aplicativo disponível para acesso a dados referentes ao novo programa é o “Auxílio Brasil Caixa”.

O Ministério também explica que o ingresso e a permanência das famílias no Programa Auxílio Brasil ocorrem somente com o registro no Cadastro Único. Para fazer a inscrição no Cadastro Único, o cidadão precisa verificar onde o atendimento é realizado na cidade onde ela mora. De modo geral, o serviço é disponibilizado nos equipamentos socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social, como o Cras — Centro de Referência de Assistência Social — ou os postos de atendimento do Cadastro Único e do extinto Bolsa Família.

Responsável por realizar o pagamento do auxílio, a Caixa também orienta que as prefeituras sejam procuradas para registro no Cadastro Único. O banco explica que segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Cidadania, que seleciona mensalmente, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.

Caso o auxílio seja concedido pelo Ministério da Cidadania, o banco envia uma correspondência para a residência, comunicando a seleção para o programa, de acordo com o endereço informado no Cadastro Único.

É muito comum o surgimento desse tipo de conteúdo quando o governo anuncia algum novo benefício. Links, aplicativos, mensagens e orientações falsas começam a se espalhar pelas redes e causam confusão na população. Os apps podem servir como iscas para roubar dados de usuários ou oferecer propaganda e spam. Pelo menos oito ferramentas digitais não oficiais estão disponíveis na Play Store.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost