25.3 C
Rio Branco
18 janeiro 2022 10:59 pm

Emenda de Perpétua Almeida possibilita energia solar para Porto Walter

Deputada diz que transição energética é uma realidade cada mais presente e saída estratégicas para comunidades isoladas, como é o caso da zoina rural do Vale do Juruá

POR TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

Última atualização em 29/11/2021 15:45

Os primeiros recursos públicos para um ambicioso projeto de instalação de energia solar em municípios isolados, como Porto Walter, no Alto Juruá, começaram a ser liberados esta semana pelo Governo Federal. A indicação para a liberação dos recursos é uma iniciativa da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), através de emenda de sua autoria ao Orçamento Geral da União (OGU).

A instalação de um sistema público de energia solar é um sonho antigo da população ribeirinha do Vale do Juruá, disse a deputada ao justificar a apresentação de sua emenda. “Com a liberação de parte dos recursos, o sonho começa a virar realidade”, disse a deputada.

A parlamentar destinou R$ 700 mil para a aquisição das placas solares, sendo que mais de R$ 400 mil foram liberados para a Prefeitura comprar parte dos equipamentos. Os equipamentos são para comunidades rurais que não foram contempladas com o Programa Luz para Todos, do Governo Federal.

“Essas placas solares serão distribuídas nas comunidades rurais de Porto Walter. Isso vai ajudar muito na produção. Aquele sonho de comprar um freezer, uma televisão, tomar uma água gelada, tudo isso será possível quando se instalar placas solares e a energia chegar nessas comunidades”, afirmou Perpétua Almeida.

A deputada destacou ainda a economia que o sistema de energia solar proporciona, neste caso, para o município. “A transição energética está cada vez mais presente no nosso país e no Acre não poderia ser diferente. Em áreas mais remotas ou de difícil acesso, a energia solar é uma excelente saída, porque sua instalação não exige enormes investimentos em linhas de transmissão. A energia solar é sinônimo de economia. Um dos melhores investimentos que podemos fazer”, afirmou.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.