30.3 C
Rio Branco
27 novembro 2021 12:32 pm

Entenda o que é o mieloma, câncer que matou Cristiana Lôbo

A profissional, que lutava contra um mieloma múltiplo, estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo

POR FAMOSIDADES

Última atualização em 12/11/2021 13:40

Morreu nesta quinta-feira (11), aos 64 anos de idade, a jornalista Cristiana Lôbo. A profissional, que lutava contra um mieloma múltiplo, estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último fim de semana, após ter o caso agravado com um quadro de pneumonia.

Embora com tecnologia avançada e tratamentos inovadores, o câncer que acometeu a veterana não tinha cura. Era possível apenas tentar controlá-lo, como ela fez nos últimos anos.

A doença ocorre na medula óssea, afetando os plasmócitos – glóbulos brancos que ajudam a proteger o corpo contra infecções. Os plasmócitos são os responsáveis por fabricar as imunoglobinas – anticorpos que combatem as bactérias e vírus.

Esse tipo específico de câncer se desenvolve exatamente nas alterações do processo de formação dos plasmócitos. Em virtude da mutação de um ou mais genes, o corpo inicia a produção de células defeituosas no lugar dos anticorpos que protegem o organismo.

De acordo com Dráuzio Varella em seu site oficial, os principais sintomas do mieloma são:

– Dores ósseas (especialmente no peito, costela e costas);

– Fraturas ósseas espontâneas;

– Hipercalcemia (níveis elevados de cálcio no sangue);

– Predisposição a infecções;

– Anemia;

– Fraqueza;

– Palidez;

– Insuficiência renal;

– Confusão mental;

– Perda de apetite e de peso;

– Sede excessiva

Embora não tenha cura, estima-se que a pessoa com mieloma múltiplo consiga prolongar a vida em anos com os tratamentos atuais, quando não há outras doenças associadas ao câncer.

Ainda não há informações oficiais sobre o velório e o enterro de Cristiana Lôbo.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.