Entenda por que o touro é considerado símbolo do mercado financeiro

B3 inaugurou no centro histórico de São Paulo, uma escultura chamada Touro de Ouro, inspirada no Touro de Wall Street, que fica no centro financeiro de Nova York. Mas o que esse animal tem a ver com o mercado financeiro?

No mercado financeiro, o touro representa “otimismo e a força dos investidores”.

A origem dessa metáfora está numa expressão usada no mercado financeiro para se referir ao movimento de alta nos papéis, quando os preços estão subindo: “bull market” (mercado do touro, em tradução livre).

O termo “bull market” traduz um momento de mercado em ascensão, quando os investidores estão otimistas. Pense na chifrada de um touro. O animal usa os chifres para ‘jogar’ a vítima para o alto, e o ataque é de baixo para cima, certo?

É uma tradição no mundo da bolsa de valores associar os movimentos dos mercados a dois animais: o touro e o urso, que deram origem às expressões “bull market” e “bear market” (mercado do urso) e refletem a forma como esses animais atacam suas presas.

Basicamente, o primeiro quer dizer que o preço das ações está subindo, enquanto que o urso simboliza o mercado em queda, uma vez que o seu ataque é de cima para baixo.

Símbolo de Wall Street

 

O que popularizou mesmo a figura do touro como símbolo do mercado de ações foi a escultura do famoso touro de bronze instalada perto da Bolsa de Valores de Nova York. A imagem se transformou num símbolo de Wall Street.

Em 2017, foi instalada em Wall Street a estátua de uma menina 'encarando' o touro para celebrar o Dia da Mulher. — Foto: Brendan McDermid/Reuters

Em 2017, foi instalada em Wall Street a estátua de uma menina ‘encarando’ o touro para celebrar o Dia da Mulher. — Foto: Brendan McDermid/Reuters

Intitulada “Charging Bull”, a estátua de 3,2 toneladas foi criada pelo escultor siciliano Arturo Di Modica, que faleceu em fevereiro de 2021. A obra foi financiada de seu próprio bolso, com custo estimado de mais de US$ 350 mil. O artista colocou a escultura em frente à Bolsa de Valores no meio da noite, ilegalmente.

Di Modica transportou sua escultura em um caminhão em dezembro de 1989 até Lower Manhattan e a deixou sob uma árvore de Natal em frente à Bolsa de Valores de Nova York. Foi seu presente de Natal para os nova-iorquinos, como um símbolo da “força e poder do povo”.

Depois de algumas semanas de guerrilha artística, o touro foi finalmente aceito pela cidade. Em 1989, encontrou sua localização atual, ao norte do Parque Bowling Green. O “Charging Bull” é uma das obras mais fotografadas da cidade de Nova York.

Diz a lenda que coçar o focinho do touro, agarrar seu chifres, ou testículos, traz boa sorte.

Touro de SP é de fibra de vidro

Já a versão da brasileira do touro de Wall Street foi construída sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura anticorrosiva. O “Touro de Ouro” tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

Segundo a B3, a escultura foi um presente do economista Pablo Spyer e do artista plástico Rafael Brancatelli “para a cidade de São Paulo e o mercado financeiro brasileiro”.

“O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa”, disse Gilson Finkelsztain, CEO da Bolsa.

Grupo faz ato contra a fome na Bolsa de Valores, no Centro de SP, após instalação de Touro de Ouro — Foto: Vivian Reis/g1

Grupo faz ato contra a fome na Bolsa de Valores, no Centro de SP, após instalação de Touro de Ouro — Foto: Vivian Reis/g1

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Entenda por que o touro é considerado símbolo do mercado financeiro