A B3 inaugurou no centro histórico de São Paulo, uma escultura chamada Touro de Ouro, inspirada no Touro de Wall Street, que fica no centro financeiro de Nova York. Mas o que esse animal tem a ver com o mercado financeiro?
No mercado financeiro, o touro representa “otimismo e a força dos investidores”.
A origem dessa metáfora está numa expressão usada no mercado financeiro para se referir ao movimento de alta nos papéis, quando os preços estão subindo: “bull market” (mercado do touro, em tradução livre).
É uma tradição no mundo da bolsa de valores associar os movimentos dos mercados a dois animais: o touro e o urso, que deram origem às expressões “bull market” e “bear market” (mercado do urso) e refletem a forma como esses animais atacam suas presas.
Basicamente, o primeiro quer dizer que o preço das ações está subindo, enquanto que o urso simboliza o mercado em queda, uma vez que o seu ataque é de cima para baixo.
Símbolo de Wall Street
O que popularizou mesmo a figura do touro como símbolo do mercado de ações foi a escultura do famoso touro de bronze instalada perto da Bolsa de Valores de Nova York. A imagem se transformou num símbolo de Wall Street.
Intitulada “Charging Bull”, a estátua de 3,2 toneladas foi criada pelo escultor siciliano Arturo Di Modica, que faleceu em fevereiro de 2021. A obra foi financiada de seu próprio bolso, com custo estimado de mais de US$ 350 mil. O artista colocou a escultura em frente à Bolsa de Valores no meio da noite, ilegalmente.
Di Modica transportou sua escultura em um caminhão em dezembro de 1989 até Lower Manhattan e a deixou sob uma árvore de Natal em frente à Bolsa de Valores de Nova York. Foi seu presente de Natal para os nova-iorquinos, como um símbolo da “força e poder do povo”.
Depois de algumas semanas de guerrilha artística, o touro foi finalmente aceito pela cidade. Em 1989, encontrou sua localização atual, ao norte do Parque Bowling Green. O “Charging Bull” é uma das obras mais fotografadas da cidade de Nova York.
Touro de SP é de fibra de vidro
Já a versão da brasileira do touro de Wall Street foi construída sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura anticorrosiva. O “Touro de Ouro” tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.
Segundo a B3, a escultura foi um presente do economista Pablo Spyer e do artista plástico Rafael Brancatelli “para a cidade de São Paulo e o mercado financeiro brasileiro”.
“O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa”, disse Gilson Finkelsztain, CEO da Bolsa.