ApĂłs uma final equilibrada, como antigamente, e decidida somente nas cobranças dos pĂȘnaltis, o Juventus impediu na noite da Ășltima quinta-feira (11) a conquista do tetracampeonato Master 50 por parte do Rio Branco. A decisĂŁo ocorreu com a presença de pĂșblico nas dependĂȘncias do estĂĄdio Arena da Floresta. No tempo normal de partida, empate em 1 a 1. Alex Chinha cobrando pĂȘnalti abriu o placar para o Juventus e o atacante VenĂcius Martins, tambĂ©m em cobrança de pĂȘnalti, deixou tudo igual. Nas penalidades, o time rubro-negro mostrou mais frieza e venceu por 7 a 6, com NozĂ© desperdiçando cobrança para o Rio Branco.
Resumo do jogo
O jogo começou com as duas equipes sonolentas, mas com o Rio Branco um pouco melhor e buscando as jogadas de velocidade com o atacante Loló, mas sem sucesso. O Juventus tentava responder com as investidas do atacante Juarez, mas esse era bloqueado pela zaga estrelada.
Na melhor oportunidade de gol do primeiro tempo, o atacante juventino Juarez, após cruzamento da esquerda, concluiu para o gol e a bola passou perto do pé da trave esquerda do goleiro Walter Zenga. Quase!
Segundo tempo

Na etapa complementar de partida, o Rio Branco tentou trocar mais passes para envolver a marcação juventina, mas falhava na hora de empurrar a bola para a rede. Por outro lado, o Juventus seguiu com menos posse de bola, mas perigoso no contragolpe. Num deles, o atacante Guimarães teve a chance de abrir o placar, mas chutou sobre o gol estrelado.
Gols
Com meia hora de bola rolando, apĂłs verdadeira blitz na ĂĄrea estrelada, com finalizaçÔes de MĂĄrio Goes e Juarez, o goleiro Walter Zenga fez grande defesa, mas no terceiro arremate juventino o ĂĄrbitro Erisberto Mendonça resolveu marcar um toque de mĂŁo do lateral direito Paulo Roberto. Alex Chinha nĂŁo quis saber da polĂȘmica e cobrou o tiro livre para abrir o placar para o Juventus.
Nos minutos finais de partida o Juventus tentou fechar a âcasinhaâ e quase conseguiu, mas no Ășltimo minuto de jogo, o ĂĄrbitro Erisberto Mendonça marcou outro pĂȘnalti polĂȘmico, mas agora do zagueiro AdĂlio no atacante juventino JuscelĂąneo. VenĂcius, aquele mesmo que fez um dos gols do tĂtulo do Rio Branco na disputa da I Copa Norte contra o Clube do Remo, cobrou com categoria e deixou tudo igual no placar.
Cobranças de pĂȘnaltis

Nos pĂȘnaltis, muita tensĂŁo. Os goleiros Walter Zenga (Rio Branco) e Patrick (Juventus) tinham a oportunidade de virar herĂłis do jogo, mas apĂłs 13 cobranças, o lateral direito NozĂ© acertou sua cobrança no travessĂŁo juventino e, assim, o capĂtulo final da decisĂŁo estava finalizado com a conquista juventina.
Feliz pelo feito, o goleiro Patrick declarou que, apĂłs um inĂcio de temporada ruim de competição, a equipe se uniu num propĂłsito de buscar o tĂtulo do torneio, feito esse conquistado contra o entĂŁo favorito Rio Branco.


Gestores agradecem
Fechada a disputa das penalidades, o chefe do Departamento de Esportes do Acre, JĂșnior Santiago, comandou a solenidade de premiação. O gestor antes da entrega dos trofĂ©us e medalhas falou da importĂąncia da valorização dos craques do passado. Santiago agradeceu os familiares presentes na decisĂŁo e tambĂ©m de setores da imprensa esportiva, assim como a presença do vereador AntĂŽnio Morais (PSB).

O coordenador geral da competição, professor Ulisses Torres, elogiou cada participante do torneio e tambĂ©m enalteceu o discurso da valorização dos craques do passado. âTodos nĂłs estamos muito orgulhosos pela realização de mais um Campeonato Master 50, uma competição que reĂșne a famĂlia dos craques do passadoâ, pontuou o coordenador.


NĂșmeros da competição
Nesta temporada, 27 partidas foram realizadas pelo Campeonato Master 50. Um total de 72 gols foram anotados, proporcionando média de 2,66 gols por jogo.
O ataque mais positivo da competição ficou com o Rio Branco. O Estrelão fez 14 gols em 7 jogos, média de 2 gols por partidas. O segundo melhor ataque do torneio ficou com a equipe do Floresta, com 10 gols em 5 jogos.

Com apenas 3 gols sofridos em 7 jogos disputados, o Rio Branco tambĂ©m levou o tĂtulo de melhor defesa do torneio.
Jå a artilharia da competição ficou dividida entre quatro jogadores: Francisco Evandro (Rio Branco), Altino Farias (Glória), Dirceu Perdone (Floresta) e Erialdo Barroso (AD Rui Lino), todos com 4 gols. Mårio Goes (Juventus) aparece logo depois com 3 gols.
O goleiro Patrick (Juventus) foi eleito o melhor da posição durante a competição.
Veja os elencos
Juventus: Patrick, Carlinhos, Alex Chinha, AdĂlio, Neres, Del, Deco, Carlos, Juca, Juarez, GuimarĂŁes, Dema, ZĂ© Cabecinha, AntĂŽnio, MamĂŁo, Manoelzinho, Tati, Afonso, MĂĄrio GĂłes. TĂ©cnico: Orlando. Foto/Manoel Façanha



