Governo notifica 625 mil pessoas a devolver AuxĂ­lio Emergencial; veja se estĂĄ na lista

Por G1 30/11/2021 Ă s 18:44

O Ministério da Cidadania irå notificar cerca de 625 mil pessoas que receberam indevidamente recursos do Auxílio Emergencial e necessitam ajustar contas com o governo. As notificaçÔes serão feitas até esta terça-feira (30) através de mensagens de celular (SMS).

Este Ă© o terceiro lote de mensagens de 2021. Em outubro, cerca de 627 mil pessoas jĂĄ tinham sido notificadas que deveriam restituir os recursos Ă  UniĂŁo. Segundo o governo, apĂłs o envio dos primeiros lotes de SMS, foram devolvidos aos cofres pĂșblicos aproximadamente R$ 66,3 milhĂ”es atĂ© o dia 18 de novembro.

Segundo o ministério, as mensagens serão enviadas para trabalhadores que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa ou que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), jå geraram documento DARF para restituição de parcelas recebidas, mas que ainda não efetuaram o pagamento.

 

Um segundo grupo inclui pessoas com indicativo de recebimento de um segundo benefĂ­cio assistencial, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, “ou aquelas com vĂ­nculo empregatĂ­cio na data do requerimento do AuxĂ­lio Emergencial, ou identificadas com renda incompatĂ­vel com o recebimento, dentre outros casos”, informou a Cidadania

O governo concluiu em outubro os pagamentos do Auxílio Emergencial. Lançado em abril de 2020 para atenuar os impactos econÎmicos provocados pela pandemia do coronavírus, o programa repassou cerca de R$ 359 bilhÔes de 2020 a 2021. Foram duas etapas: nove parcelas no ano passado, e sete este ano, de abril a outubro.

Como serå feita a notificação

 

As mensagens enviadas pelo MinistĂ©rio da Cidadania contĂȘm o registro do CPF do beneficiĂĄrio e o link iniciado com gov.br.

“Elas serĂŁo enviadas pelos nĂșmeros 28041 ou 28042. Qualquer SMS enviado de nĂșmeros diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”, afirma o ministĂ©rio.

 

O grupo de pessoas que serão notificadas inclui aquelas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Também inclui aquelas com vínculo empregatício na data do requerimento do Auxílio Emergencial, ou identificadas com renda incompatível com o recebimento.

Serão notificados também os trabalhadores que ao declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) geraram DARF para restituição de parcelas do Auxílio Emergencial, mas que ainda não efetuaram o pagamento.

“O objetivo Ă© orientar sobre a devolução voluntĂĄria de recursos, denĂșncia de fraudes ou o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) referente ao AuxĂ­lio Emergencial”, afirma o ministĂ©rio.

Como devolver o AuxĂ­lio Emergencial

 

Quem receberem SMS relativo Ă s DARF em aberto deverĂĄ efetuar o pagamento ou acessar o site gov.br/dirpf21ae para denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergĂȘncia de valores.

Quem nĂŁo possui DARF em aberto, mas tem valores a devolver, precisa acessar o site gov.br/devolucaoae e inserir o CPF do beneficiĂĄrio. Depois de preenchidas as informaçÔes, serĂĄ emitida uma GRU e o cidadĂŁo poderĂĄ fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil – internet, terminais de autoatendimento, alĂ©m dos guichĂȘs de caixa das agĂȘncias -, ou em outros bancos.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.