Médico infectologista alerta para terceira onda do coronavírus com festas de fim de ano e Carnaval

O médico infectologista acreano Eduardo Farias advertiu, nesta quarta-feira (17), em Rio Branco, que ainda é cedo para que a sociedade comece a se planejar em relação às festas de Natal, Ano Novo e Carnaval, no ano que vem, por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o médico, o vírus continua circulando em todo mundo e o recrudescimento da doença em algumas partes da mundo, como na Europa, deveria servir de alerta para o Brasil, ‘inclusive aqui no Acre”.

Farias disse que, como profissional de saúde, está preocupado porque o avanço da vacinação e o arrefecimento dos casos de contaminação e morte causam uma falsa sensação de segurança entre à população de que a pandemia já acabou e isso não é verdade. “O fato de países desenvolvidos do continente europeu estarem vivendo com um novo ciclo da doença é um alerta de que poderemos ter, sim, uma terceira onda da doença”, disse.

Para Eduardo Farias, outro falso engano é as pessoas acharem que a terceira onda da doença no continente europeu, pela distância daqueles países em relação ao Brasil e ao Acre, não pode chegar aqui. “As pessoas precisam ter consciência e que, na atual sociedade mundial, com transporte rápido e a circulação de pessoas, com um vírus ativo, essa sensação de distância é falsa”, afirmou.

O médico demonstrou preocupação, principalmente, com as possibilidades e aglomeração no Natal, Ano Novo e até no Carnaval de 2022. “O início do próximo ano vai refletir o que ocorrerá nessas aglomerações previstas, quando as pessoas costumam se reunir, viajar e participar de festas. Se os cuidados forem tomados, escaparemos desta terceira onda da doença. Mas, se as coisas acontecerem como estão sendo anunciadas, uma terceira onda será fatal”, disse.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Médico infectologista alerta para terceira onda do coronavírus com festas de fim de ano e Carnaval