Pão francês ou biscoito de água e sal: qual é mais saudável?

uer adotar uma alimentação mais saudável e busca por um substituto menos calórico para o pão francês? O ingrediente é considerado o queridinho dos brasileiros o seu consumo ultrapassa a marca de 700 toneladas mensais no país, de acordo com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação). Não à toa, é um dos itens que as pessoas mais sentem dificuldade em parar de consumir quando tentam diminuir o consumo de carboidratos e farinha branca. Nesses casos, é comum que o plano B seja o biscoito de água e sal, mas será que essa é uma troca que vale a pena?

A nutricionista Michele Abreu explica que a bolacha de água e sal não é, nem de longe, a melhor opção para substituir o pão francês e que, apenas três unidades da primeira, equivalem às calorias do segundo. Segundo ela, o nome “biscoito de água e sal” nada mais é do que uma estratégia da indústria para vender um produto como se ele fosse leve e saudável, mas que, na realidade, eles possuem uma média de 10 ingredientes em sua composição, entre eles gordura e açúcar. “Se fosse realmente apenas água e sal, o mar seria um grande biscoitão, não é mesmo?”, brinca Michele.

Na disputa em carga proteica, o pão francês, mais uma vez, ganha a disputa, o que faz com que ele garanta maior saciedade do que a bolacha. Enquanto uma unidade do pão possui aproximadamente 11g de proteína, as três unidades equivalentes do biscoito apresentam apenas 3g. “Além disso, se observarmos os biscoitos, veremos que eles possuem um brilho para deixá-lo mais bonito e que, nada mais é, do que gordura. Então, além de garantir menos saciedade, o biscoito também possui muito mais gordura que o pão”, complementa a nutricionista.

Há ainda quem acredite que o miolo do pão é a parte mais calórica, optando por sua retirada na hora de consumir. Entretanto, Michele explica que o miolo possui a mesma composição da parte externa, e sua retirada só torna o alimento menos calórico porque estará consumindo menos pão. “O que mais acontece é a pessoa tirar o miolo e exagerar no recheio, pois abriu mais espaço, tornando ainda mais calórico. Tirar o miolo pode ser uma boa, desde que opte por recheios equilibrados”, exemplifica.

E, claro, não precisa ser radical. A especialista explica que, apesar de calóricos, é possível encaixar biscoitos e pães dentro de uma dieta equilibrada, tomando cuidado para não exagerar e também tomando cuidado com os demais alimentos consumidos durante o dia.

3 opções para substituir o pãozinho e a bolacha:

1- Crepioca

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres de tapioca
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes de forma uniforme e leve até uma frigideira antiaderente ou untada com um fio de azeite. A opção lembra uma panqueca, porém com menos carga calórica e muito mais proteína.

2- Batata rostie

Ingredientes:
1 batata crua ralada
Sal a gosto

Modo de preparo:
Após ralada a batata, seque com a ajuda de um pano, retirando grande parte da umidade. Misture o sal e outros temperos de sua preferência. Coloque em uma frigideira antiaderente ou untada com um fio de azeite e deixe dourar.

3- Panqueca de aveia

Ingredientes:
2 colheres de aveia em flocos
1 colher de farelo de aveia
Sal a gosto
Água filtrada

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos e acrescente água aos poucos até se tornar uma pastinha. Transfira para uma frigideira antiaderente ou untada com um fio de azeite e deixe dourar os dois lados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost