24.3 C
Rio Branco
5 dezembro 2021 4:49 am

Procon inicia Operação Black Friday nos comércios da capital e do interior

Procon inicia Operação Black Friday nos comércios da capital e do interior

POR JURUÁ ONLINE

Última atualização em 06/11/2021 14:33

O  Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem/AC) iniciam na próxima segunda-feira, 8, a operação Black Friday nos shoppings, galerias e centros comerciais da capital e no município de Cruzeiro do Sul. A operação contempla também o monitoramento de lojas virtuais. De acordo com a chefe de Fiscalização do Procon, Camila Lima, a ação segue até o final do mês de novembro.

Fiscalização no comércio segue até o final do mês de novembro. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Faremos, inicialmente, uma ação educativa, informando os fornecedores sobre a legislação e os direitos dos consumidores que devem ser respeitados durante essas promoções. Depois iniciaremos a aferição dos preços para ao final fiscalizar efetivamente e analisar se realmente houve a redução do valor que está sendo divulgado, evitando a conhecida Black Fraude”, destacou.

Na operação do ano passado foram lavrados 49 autos de constatação, com base nas reclamações de preços sem o devido desconto, que permaneciam no mesmo valor. Por isso, o Procon também poderá realizar auditoria nos documentos fiscais do estabelecimento pra comprovar o desconto.

Procon alerta para que o consumidor fique atento às compras feitas na Black Friday, verificando os prazos de entrega, vício de qualidade (defeito) e cobrança indevida Foto: Diego Gurgle/Secom

O Procon alerta para que o consumidor fique atento às compras feitas na Black Friday, verificando os prazos de entrega, vício de qualidade (defeito) e cobrança indevida. Caso identifique algum problema, é importante procurar uma unidade de Procon para registrar sua reclamação. Em Rio Branco, o Procon funciona na OCA, praça rosa, localizada no piso superior, e em Cruzeiro do Sul também funciona na OCA do município, na Rua Rui Barbosa, Nº 267, Centro. Além disso, há o disque-denúncia (68) 3223-7000 e 151.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.