28.3 C
Rio Branco
2 dezembro 2021 5:15 pm

Sem pastagem, todo gado de fazenda fica desnutrido, 20 animais morrem e dono vai responder por maus-tratos

Caso aconteceu em uma propriedade de Costa Rica (MS), que segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA) é de um morador de Campo Grande, de 61 anos, que foi multado em R$ 79 mil.

POR G1

Última atualização em 12/11/2021 16:39

Todo o gado de uma fazenda de Costa Rica, a 339 quilômetros de Campo Grande, foi encontrado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) desnutrido, sendo que entre os 159 animais, 20 estavam mortos. Os policiais classificaram a situação como de crime de maus-tratos e também multaram o responsável em R$ 79 mil.

A situação na propriedade rural é acompanhada pela PMA desde outubro, após denúncia. Na época, policiais estiveram no local e se depararam com 12 animais mortos, falta de pastagem, ausência vegetação de gramínea, ervas daninhas e sem outra opção de alimento para o gado.

Foi dado prazo de 30 dias para o fazendeiro regularizar a situação, sendo informado sobre multa e crime de maus-tratos.

Nessa quinta-feira (11), policiais e fiscais da Agência Sanitária Animal de Vegetal (Iagro) retornaram à fazenda e verificaram que o caso havia se agravado. Todo o gado estava desnutrido e mais 8 tinham morrido.

O responsável foi então multado e encaminhado à Polícia Civil para responder pelo criminalmente. A Iagro irá entrar com ação judicial e solicitar o perdimento e remoção do rebanho restante, pois o imóvel não apresenta condições da realização da atividade de pecuária. Este é o terceiro caso que a PMA de Costa Rica encontra e autua este ano na região.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!