Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso INSS: confira nota de corte do técnico no edital de 2015

Por FOLHA DIRIGIDA

Reprodução

Mais de um milhão de pessoas se inscreveram no último concurso INSS para técnico do seguro social, realizado em 2016.

A alta concorrência para o cargo, que exige apenas o ensino médio completo, deve se repetir na próxima seleção para ingresso no Instituto Nacional do Seguro Social, solicitada ao Ministério da Economia.

Para sair na frente, um dos primeiros passos é saber quantos pontos serão necessários para aprovação. Como o novo concurso ainda aguarda por autorização do governo federal, a seleção anterior do INSS pode ser um bom guia para os estudos.

Há dois anos, São Paulo foi o estado que apresentou o maior número de vagas para técnico: 113. Desse quantitativo, apenas a gerência de Sorocaba, localizada a 87 kms da capital, ofereceu 20 vagas no concurso, sendo 17 de ampla concorrência.

O último convocado da lista geral para essa região fez 101 pontos na prova objetiva, cuja pontuação máxima era de 120. O edital, contudo, indicava que seria preciso obter apenas 36 pontos .

Ou seja, para conquistar uma vaga como técnico do instituto o candidato teve que atingir pontuação 2,8 vezes maior do que o mínimo exigido.

Além dos 36 pontos na prova objetiva, o concorrente precisou alcançar dez pontos em Conhecimentos Básicos e 21 em Conhecimentos Específicos. As disciplinas cobradas foram:

Conhecimentos Básicos:

Conhecimentos Específicos:

  1. Seguridade Social.

O concurso para o INSS teve oferta de 950 vagas , das quais 800 foram para técnico do seguro social (exigência de nível médio completo) e 150 para analista (com graduação em Serviço Social).

O instituto convocou, até o término da validade, em agosto de 2018, apenas o quantitativo imediato previsto no edital. O cadastro de reserva não foi utilizado, por falta de autorização do governo.

Concurso INSS aguarda aval para 7.575 vagas

No momento, o pedido de concurso INSS está em análise no Ministério da Economia. Ao todo, foram solicitadas 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:

técnico do seguro social – nível médio – R$5.447,78

analista do seguro social – nível superior – R$8.357,07

Sair da versão mobile