O deputado estadual Fausto JĂșnior (MDB-AM) apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma queixa-crime contra o ex-presidente da CPI da Covid, Osmar Aziz (PSD-AM), a quem acusa de suposta calĂșnia em declaraçÔes dadas durante oitiva do parlamentar estadual perante o colegiado instalado do Senado, no dia 29 de junho. AlĂ©m de imputar o crime de calĂșnia a Aziz, Fausto Junior quer que o senador pague indenização de 30 salĂĄrios mĂnimos em razĂŁo dos supostos crimes contra a honra. O documento encaminhado ao STF Ă© assinado pelas advogadas Karina Kufa, Luciana Pires e Juliana Bierrenbach.
AdversĂĄrio polĂtico de Aziz, Fausto JĂșnior diz que o senador atribuiu a ele ‘fatos determinados e especĂficos definidos como crime’, acusando-o de suposta ligação com esquema de corrupção no Amazonas. O deputado foi o relator da CPI da SaĂșde no Estado.
“Em breve sĂntese, o ora querelado (Aziz) ao sugerir, falsamente, que o querelante (Fausto JĂșnior), como Deputado Estadual do Estado do Amazonas, solicitou ou recebeu vantagem econĂŽmica ilĂcita , progredindo geometricamente seu patrimĂŽnio, bem como, deixou de indiciar o Governador do Estado do Amazonas, Sr. Wilson Lima, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, cometeu, por duas vezes, o delito de calĂșnia”, diz trecho do documento.
Procurado pelo EstadĂŁo, o senador Omar Aziz afirmou que sua resposta “estĂĄ na denĂșncia feita Ă Procuradoria-Geral da RepĂșblica sobre o caso. O parlamentar diz ainda esperar que a Procuradoria e a PolĂcia Federal investiguem.
