Agora, caberá a Xavi e seus comandados viverem uma realidade que em nada condiz com as últimas duas décadas, quando a equipe estava entre as protagonistas do futebol europeu.
E para piorar, o cenário para o futuro não é animador, já que o desempenho durante a temporada em curso está longe do ideal, deixando a equipe fora da Champions do próximo ano.
Liga Europa
Por terminar a fase de grupos na 3ª colocação, a equipe da Catalunha agora participará do campeonato europeu de segundo escalão, a Liga Europa.
No entanto, diferente do que poderia acontecer em outras temporadas, o Barça não chega para a disputa do torneio como favorita ao título. E isso pode ser explicado através das outras equipes que também não conseguiram seguir na Champions.
Apesar da eliminação, nomes como Borussia Dortmund, Porto, RB Leipzieg e Sevilha mostram que mesmo com equipes de menos prestígio no cenário europeu, o Barcelona não chega como franco favorito.
Dificuldade no Espanhol
E se o cenário num contexto continental não é agradável, domesticamente a situação também é complicada. Apesar do Campeonato Espanhol estar apenas na 17ª rodada, o desempenho da equipe até aqui também não convence. O time blaugrano é apenas o 7º colocado com 23 pontos.
São 6 pontos de diferença para o Atlético de Madrid, 4º colocado e 16 pontos de distância para o Real Madrid, líder.
Caso o campeonato terminasse hoje, a equipe sequer se classificaria para a Liga Europa.
Sonhar com título parece impossível e com o a vaga na Champions, complicada. Se quiser alçar voôs como se acostumou nos últimos anos, o Barcelona terá que fazer uma verdadeira revolução Campo Nou à dentro.