A temporada 2021 do futebol acabou, e o atacante Hulk foi o principal artilheiro do Brasil, com 36 gols marcados. A lista de top-25 da artilharia no país tem o Gabigol na cola, dois nomes desconhecidos entre os cinco principais goleadores e atletas famosos, como Gilberto, Diego Souza, Fred e Zé Love.
Hulk, 36 anos, foi o grande nome do futebol brasileiro. Ele fez 36 gols em 68 jogos, além de dar 13 assistências. Ele foi campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil pelo Atlético-MG.
Individualmente, Hulk ganhou a artilharia da Série A, com 19 gols, e da Copa do Brasil, com sete gols. O atacante do Galo ficou apenas um gol abaixo de repetir o maior número de gols na carreira, em 2007, pelo Tokyo Verdy-JAP.
Gabigol ficou logo atrás, com 34 gols e 10 assistências em 45 partidas. Ele havia sido o artilheiro do futebol nacional nas últimas três temporadas: 2020 (27 gols, Flamengo), 2019 (43 gols, Flamengo) e 2018 (27 gols, Santos).
O Flamengo, inclusive, foi o time com mais jogadores no top-25, com Gabigol, Bruno Henrique, Pedro e Michael. Já o Bragantino e o ABC possuem dois representantes. O restante dos times tem apenas um atleta.
Outros dois nomes chamaram a atenção: Joãozinho e Olávio, empatados com Gilberto, do Bahia. O trio marcou 26 gols na temporada. Joãozinho distribuiu gols pelo Costa Rica-MS, NAC-MG e Nova Venécia-ES, enquanto Olávio marcou por Volta Redonda e Atlético-CE.
Quem também está entre os 25 atletas que mais fizeram gols no ano é Zé Love, ex-Santos. O atacante de 34 anos marcou 18 gols pelo Brasiliense.
- Hulk (Atlético-MG): 36
- Gabigol (Flamengo): 34
- Gilberto (Bahia), Joãozinho (Nova Venécia-ES) e Olávio (Atlético-CE): 26
- Diego Souza (Grêmio), Dellatorre (CSA) e Wallyson (ABC): 24
- Léo Gamalho (Coritiba) e Ciel (Sampaio Corrêa): 23
- Alef Manga (Goiás) e Manoel (Altos): 22
- Artur (Bragantino): 21
- Fred (Fluminense) e Bruno Henrique (Flamengo): 20
- Yuri Alberto (Inter), Ytalo (Bragantino), Michael (Flamengo), Cano (Vasco) e Negueba (ABC): 19
- Raphael Veiga (Palmeiras), Pedro (Flamengo), Pedro Perotti (Chapecoense) e Zé Love (Brasiliense): 18
- Edu (Brusque) e Clayton (Vila Nova-GO): 17
*A contagem não inclui partidas da temporada 2020, que se encerrou neste ano por conta da pandemia Covid-19.