Valdinei de Lima Ferreira, de 30 anos, que executou André de Freitas dos Santos, de 27 anos, e deixou Paulo Sérgio de Oliveira dos Santos, de 28 anos, paraplégico em uma conveniência na última sexta-feira (17), em Campo Grande (MS), teria cometido o crime por ciúmes, segundo o delegado responsável pelo caso, Gustavo Bueno.
Valdinei se apresentou à polícia nesta quarta-feira (22). Conforme Bueno, que é titular da 5° Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, o autor dos disparos demonstrou arrependimento por ter cometido o crime e informou ainda que foi motivado por ciúmes da esposa, que estava em uma confraternização na conveniência.
“Ele queria retirar a esposa do local e ela não quis ir. Ele também teve uma discussão com uma das vítimas. Depois, ele saiu do local e foi até a casa da mãe, onde estava morando, e voltou com uma arma. Inicialmente, ele teria sido acometido por ciúmes de ter visto a esposa na mesa com os colegas de conclusão de um curso”, detalhou o delegado.
Em coletiva, Bueno destacou que Valdinei deverá ser indiciado por pelo menos dois crimes, sendo: homicídio triplamente qualificado – cuja vítima foi André de Freitas dos Santos, de 27 anos – e tentativa de homicídio triplamente qualificado – no caso da segunda vítima, que ficou paraplégica.
A polícia considera o caso praticamente resolvido, mas ainda é aguardada as informações dos laudos periciais e o cruzamento de informações de câmeras de segurança. “As imagens foram decisivas para nós. Neste momento nossa equipe está fazendo a reconstrução desse cenário, para verificar se havia ou não uma segunda pessoa dando fuga a ele lá na conveniência”, apontou.
Ainda segundo o delegado, pelo menos 16 pessoas ainda devem ser ouvidas durante a investigação do caso. Sem antecedentes, Valdinei alegou em depoimento que o primeiro disparo foi certeiro, o segundo ele nem viu que havia acertado a segunda vítima. O homem ficará preso temporariamente e a arma ilegal utilizada no crime foi apreendida.
Imagens que circulam nas redes sociais, assim como das câmeras de segurança do local e do trajeto percorrido pelo autor, estão sendo analisadas.
Estado de Saúde
De acordo com o boletim médico, divulgado pela Santa Casa de Campo Grande (MS), o quadro de Paulo Sérgio é de paraplegia definitiva. O paciente segue internado e está consciente, orientado e estável.
“O paciente segue internado pela equipe da cirurgia torácica na enfermaria. Ele segue em tratamento conservador pela equipe da neurocirurgia devido à lesão raquimedular, com paraplegia definitiva”, diz
Entenda o caso
A confraternização ocorreu em uma conveniência, no bairro Paulo Coelho Machado, na Capital. Em um determinado momento, câmeras de segurança flagraram Valdinei de Lima Ferreira chegando ao local, com capacete na cabeça, e realizando vários disparos. Assista ao vídeo do momento no início desta notícia.
As câmeras flagraram todo o curso do crime, inclusive o espanto das pessoas com os disparos. Para testemunhas, a confraternização se decorria sem nenhuma briga e discussão – diferente da versão apresentada por Valdinei nesta sexta -.
Após os disparos, Valdinei fugiu e André morreu no local. Paulo Sérgio de Oliveira foi levado em estado grave para a Santa Casa, onde foi constatado a paraplegia.
O caso segue sendo investigado, a princípio, pela 5ª DP, em Campo Grande.