O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, foi diagnosticado com uma doença pulmonar que ele atribui ao uso de cigarro eletrônico.
Segundo a assessoria de imprensa do cantor, ZĂ© Neto apresenta “foco de vidro no pulmĂŁo“, que causa falta de ar para cantar.
O sertanejo teve uma alteração na tomografia chamada de vidro fosco. O g1 conversou com o mĂ©dico pneumologista Rafael Musolino, de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto (SP), que explicou sobre suas possĂveis causas, o diagnĂłstico e os sintomas.
“Vidro fosco Ă© uma alteração vista na tomografia de tĂłrax. É uma alteração que aparece secundária a alguma inflamação pulmonar. Ela pode ser causada por uma infecção, como a Covid, e pode ser secundária a alguma agressĂŁo ao pulmĂŁo, como o uso do cigarro eletrĂ´nico”, explica.
Segundo o especialista, o tratamento da doença depende da causa. No caso do cantor ZĂ© Neto, ele atribuiu o foco de vidro ao uso de cigarro eletrĂ´nico, de acordo com um vĂdeo publicado nas redes sociais na madrugada de quarta-feira (22) (veja abaixo).
“De maneira geral o cigarro eletrĂ´nico contĂ©m nicotina e outras substâncias na sua composição. O uso excessivo no curto prazo pode causar inflamação pulmonar. A longo prazo pode causar asma, bronquite, inflamação. Existem algumas substâncias, como metais pesados, que podem aumentar o risco de câncer”, afirma.
O pneumologista afirma que o usuário pode desenvolver o vĂcio e apresentar tosse, cansaço e dificuldade para respirar. TambĂ©m Ă© possĂvel que desenvolva pneumonite, asma e bronquite.
“Possivelmente atĂ© câncer, no caso do uso a longo prazo. Mas nĂŁo se tem uma certeza ainda, já que a droga Ă© nova.”
“Possivelmente atĂ© câncer, no caso do uso a longo prazo. Mas nĂŁo se tem uma certeza ainda, já que a droga Ă© nova.”
Venda proibida
Os Dispositivos EletrĂ´nicos para Fumar (DEFs), nome tĂ©cnico dado aos cigarros eletrĂ´nicos, tĂŞm a venda proibida no Brasil desde 2009. Segundo a AgĂŞncia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde entĂŁo o cigarro eletrĂ´nico tem sido objeto de estudos para que seja medido seu impacto Ă saĂşde. “AtĂ© o momento, ainda restam incertezas e controversas relativas ao uso e aos riscos atribuĂdos a esses dispositivos”, diz o ĂłrgĂŁo.
A regulação destes dispositivos ainda está em fase de discussĂŁo e tem previsĂŁo para ser concluĂda atĂ© 2023.
Dupla teve Covid-19
Além do cigarro eletrônico, a Covid-19 também pode causar foco de vidro no pulmão.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/w/h/i1pkVgSM6SgGtPa8pniw/alta-cristiano.jpg)