Um dia é da caça; o outro, do caçador. Ao comentar a Operação Ptolomeu, deflagrada no mês de dezembro, o senador e pré-candidato ao Governo, Sérgio Petecão (PSD-AC), disse que a operação evidenciava ‘um dos maiores escândalos ocorridos no estado’. Disse que instalou-se no Acre, ‘uma quadrilha’ que tirou o emprego e a vida de acreanos. E disse que empresas vieram de fora, se instalaram no Acre e ‘deu no que deu’.
Passado um mês das declarações, e com nenhuma condenação ao governador Gladson Cameli, parece que agora é o senador quem vive uma maré de azar. Seus dois maiores aliados para as eleições de 2022 estão envolvidos nas maiores confusões que se tem noticiado na imprensa.
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, enfrenta o maior caos do transporte público no Acre dos últimos tempos. Amarga baixa popularidade, problemas de todos os lados e, até quando dá uma bola dentro não agrada: baixou o preço da passagem e ficou por isso mesmo. Não fez uma limonada desse limão.
Mazinho Serafim, prefeito de Sena Madureira, resolveu ir às ruas e acabar com uma manifestação na base da ‘ripa’. Virou capa dos principais jornais do Acre e a ação virou caso de polícia: o vereador Pantico (Progressistas-AC) acusa Mazinho de agressão, registrou BO e toda a Câmara de Vereadores saiu em defesa do colega.
Se em Rio Branco, o senador não conseguiu colher os frutos da campanha que ajudou a fazer pensando no Governo do Acre, em Sena é melhor esperar a poeira baixar. Junto com os ânimos de Mazinho.
Kassab em RO
Presidente do PSD, Gilberto Kassab vai a Rondônia abonar filiações do ex-senador Expedito Júnior e prefeito reeleito da Capital, Hildon Chaves. Por enquanto, nem sinal de agenda no Acre.
Impasses
Correio Braziliense e UOL destacaram, na terça-feira (18), as disputas regionais que geram impasse nas famigeradas federações. O maior imbróglio é o que envolve PT-PSB, e a disputa de cadeiras como a do Governo do Acre. Os partidos têm dois meses e meio para dissolver os impasses.
Namoro
Os mais velhos dizem que um relacionamento termina da mesma forma que começa. E esse relacionamento do PT com o PSB é repleto de não-cessões. Deve se arrastar até os últimos minutos do jogo.
Exclusivista
Presidente do PSB, Carlos Siqueira disse ao Correio que o PT tem de definir prioridade e abandonar “visão exclusivista”.
Marina Silva
Depois de especulações de um namoro com Ciro, uma ala da Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, deve buscar conversas com Lula. Informação repercutida pela Folha de SP.
Maria Antônia e Dêda
Depois que falei sobre a deputada estadual Maria Antônia, uma fonte me revelou que suas negociações com o Progressistas estão avançadas. Se for, leva junto o marido, ex-prefeito de Rodrigues Alves Dêda. O casal e seu grupo são uma verdadeira máquina de votos na região.
Dobradinha
Com Maria Antônia disputando reeleição na Aleac, Dêda quer tentar uma vaga na Câmara Federal. A dupla tem potencial de eleição e, para além disso, pode qualificar suas chapas. Bom para o partido, que pode pensar em mais cadeiras na Aleac e Câmara Federal, respectivamente.
Progressistas
Por falar em mais cadeiras, a mesma fonte me disse, também, que o Progressistas atua nos bastidores, sem fazer estardalhaço – mas com muita organização e planejamento estratégico – para abocanhar entre 5 e 6 cadeiras na Aleac. Prometeu-me um elenco completo.
Rômulo Grandidier
Tudo indica que o secretário Rômulo Grandidier deve mesmo licenciar-se da Casa Civil para concorrer à Câmara Federal pelo Progressistas. É um forte nome na região do Juruá e aliado de primeira hora do governador Gladson Cameli. Vai ajudar ainda mais, em Brasília, a fortalecer o partido e o grupo desenhado pela presidente Mailza Gomes.
Câmara de RB
A Câmara de Rio Branco, através de sua presidência, convocou sessão extraordinária para esta quinta-feira (20), às 14h, hora local. Na pauta, Bocalom quer aprovar aumento em 30% do próprio salário e de sua vice, Marfiza Galvão, além de ressuscitar duas secretarias – de Cultura e de Esporte.
Orçamento
Bocalom quer desfazer, pelo menos, 60% do que fez Socorro Neri, quando extinguiu 12 órgãos e exonerou secretários, diretores e reduziu cerca de 132 cargos comissionados, por uma redução de R$ 12,8 milhões nos gastos da máquina pública. 60% é o percentual do montante que volta a ser gasto, caso a proposta seja aprovada.
Covid-19
A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, testou positivo para a Covid-19. Um assessor próximo também divulgou nas redes sociais que testou positivo e recomendou que pessoas próximas, que mantiveram contato, façam testagem e mantenham-se isolados.
MPAC
Impossível não se emocionar com a campanha pró-vacinação infantil do Ministério Público do Acre (MPAC). A instituição trouxe o relato em vídeo da mãe do pequeno Douglas Emanoel, primeira criança vítima de Covid-19 no Acre. Termino com o vídeo logo abaixo. Que sirva de apelo para que mais pessoas procurem a vacinação, a forma mais eficaz de proteção contra o vírus.