25.3 C
Rio Branco
17 maio 2022 6:14 pm

Anvisa barra spray nasal israelense contra Covid-19

POR METRÓPOLES

Última atualização em 19/01/2022 12:40

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (19/1), a notificação do spray antiviral Taffix, produzido pela empresa israelense Nasus Pharma, contra a Covid-19.

Segundo a Anvisa, a promessa apresentada pela empresa fabricante era de que o spray bloqueava o vírus dentro da cavidade nasal, e era eficaz no tratamento contra diversos vírus respiratórios – incluindo o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19.

No entanto, de acordo com a agência, a empresa não apresentou estudos clínicos comprovando as evidências científicas, o que tornou o cancelamento imediato. No Brasil, o produto seria comercializado pela Belcher Farmacêutica.

Na prática, a fabricante não terá mais autorização para produzir e importar o produto ao Brasil. A permissão havia sido concedida em 30 de dezembro de 2021.

“Essa identificação ocorreu por meio do Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro (Notificados – Risco Baixo), que é responsável por conferir o cumprimento dos critérios e requisitos técnicos de produtos para saúde regularizados de forma simplificada”, informou a Anvisa.

De acordo com o órgão regulador, empresas que desejarem regularizar sprays antivirais devem “comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos”.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.902 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.