29.3 C
Rio Branco
1 julho 2022 10:50 am

As 7 lições do livro “O homem mais rico da Babilônia”; confira na coluna Dose Financeira

Um dos maiores clássicos na área de finanças pessoais

POR RUAMA DOS SANTOS DEMIR, PARA CONTILNET

Última atualização em 20/01/2022 12:15

A história principal contada no livro é em torno de Arkad, o homem mais rico que já viveu na Babilônia (atual Iraque). O livro foi publicado pela 1ª vez em 1926 e o autor, George Clason, usa uma linguagem simples e envolvente, que nos traz sete lições fundamentais para ser bem sucedido financeiramente. Vamos conhecê-las e colocá-las em prática.

1ª Comece a fazer o seu dinheiro crescer

Para cada dez moedas que entrar no seu bolso, não retire mais de nove. Ou ainda, não gaste mais do que noventa por cento do que recebe.

2ª Controle os seus gastos

Cuidado para que os seus gastos não acompanhem as suas receitas. Só é possível mensurar aquilo que temos controle, então, para que você tenha equilíbrio, essa premissa é essencial.

3ª Multiplique os seus investimentos

Faça com que o dinheiro economizado trabalhe  para você de forma passiva. Como por exemplo, aplicando o dinheiro em aplicações financeiras como em produtos de renda fixa (tesouro direto, CDB, LCI,…) e renda variável (ações de empresas, fundos imobiliários, criptoativos,…).

4ª Proteja o seu tesouro contra perda

Premissa básica, também disseminada por um grande investidor dos tempos atuais, Warren Buffett, que diz: Regra nº 1, nunca perca dinheiro. Regra nº 2, não esqueça da regra nº 1.

 5ª Faça do lar um investimento lucrativo

Elimine dívidas com juros se tiver, elas só te deixam mais pobre. Quando falamos em investimento, trata-se de recursos aplicados para gerar mais recursos para você e sua família, para aumentar teu patrimônio.

6ª Assegure uma renda para o futuro

Como você quer estar daqui há 25 anos? Aposentado(a)? Sim, e caso não saiba você não precisa delegar esse sonho ao Governo Federal através da previdência social, que é um sistema falido. Você mesmo, ao poupar e investir parte dos seus ganhos no presente, pode construir um império para trabalhar sozinho para te sustentar daqui há algum tempo. E não me refiro também somente a previdência privada, ela pode ser uma das opções dos teus investimentos, mas existem muitas outras também.

7ª Aumente seu conhecimento para ganhar mais

Qualifique-se sempre. Não só na área específica em que atua, mas também em outras para obter uma mente mais criativa e produtiva. Temas como oratória, educação financeira, negociação, vendas, produtividade e marketing digital são algumas áreas transversais sugeridas por nós para estudo.

Curtiu as lições desse clássico?! O livro é bem melhor, se ainda não leu, super recomendo. Temos um link de compra no instagram @dosefinanceira deste e de outras obras interessantes. Até a próxima dose.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 6.096 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.