Asteroide deve passar próximo à Terra nesta terça-feira, segundo a Nasa

Um asteroide com cerca de 1,1 quilômetro de diâmetro deve passar próximo ao planeta Terra nesta terça-feira (18), segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa. Apesar do tamanho e de ser considerado potencialmente perigoso, não há risco de colisão.

A rocha espacial estará a quase 2 milhões de quilômetros de distância da Terra — cerca de cinco vezes a distância entre a Terra e Lua. Identificado como 7482 (1994 PC1), o asteroide foi descoberto em 1994.

Conforme dados da Nasa, a última vez que ele passou mais próximo à Terra foi em 17 de janeiro de 1933, quando ficou a cerca de 1,1 milhão de quilômetros de distância. A próxima vez que o corpo rochoso passará mais perto do nosso planeta será em 2105 — a cerca de 2,3 milhões de quilômetros de distância.

Embora seja improvável que o 7482 (1994 PC1) seja visível a olho nu, pode ser possível localizá-lo com pequenos telescópios. De acordo com o site Canal Tech, o melhor horário para observá-lo é a partir das 20h30min. A aproximação do objeto pode ser acompanhada também por meio de uma transmissão ao vivo do The Virtual Telescope Project em vídeo.

Segundo a Nasa, asteroides são tipicamente compostos de materiais rochosos, empoeirados e metálicos. A maioria orbita dentro do cinturão de asteroides principal, entre as órbitas de Marte e Júpiter, mas alguns seguem caminhos que circulam no interior do sistema solar (incluindo asteroides próximos à Terra) e outros permanecem fora da órbita de Netuno.

No ano passado, a agência iniciou a missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário (tradução do inglês). O objetivo é testar o potencial tecnológico humano para alterar a trajetória de um asteroide com potencial de colisão com a Terra.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Asteroide deve passar próximo à Terra nesta terça-feira, segundo a Nasa