21 de abril de 2024

Concurso Caixa: estatal não descarta edital para ampla concorrência

Um novo concurso Caixa pode ser realizado, com vagas para a ampla concorrência. A declaração foi dada pela estatal em resposta a seguidores nas redes sociais.

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o concurso pode ocorrer caso a validade da seleção de 2014 seja encerrada.

“Após o término da vigência do concurso de 2014 poderá ser realizado um novo concurso público de ampla concorrência”, disse a estatal nas redes sociais.

Vale lembrar que, em abril de 2021, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) deu um parecer que permite a publicação de um novo edital.

Na ocasião, o TRT decidiu a favor das contratações dos aprovados no concurso Caixa 2014 e prorrogou a validade da seleção até o trânsito em julgado da ação.

No entanto, o Tribunal também decidiu que, caso a Caixa realize novo concurso, ela deve dar prioridade aos concursados de 2014. Ou seja, uma nova seleção pode ser aberta pela estatal.

A decisão do TRT ocorreu em análise à Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho, que visa à convocação dos aprovados de 2014.

A ACP tem como assinantes a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Apesar das permissões dadas pelo TRT, o objetivo da Caixa é concluir a seleção de 2014 e finalizar a validade da mesma, permitindo assim a publicação de editais com vagas apenas para novos candidatos.

Concurso Caixa 2021 ofereceu 1.100 vagas

Sem poder realizar uma seleção para a ampla concorrência, o concurso Caixa 2021 ofereceu 1.100 vagas para PcDs, sendo mil imediatas e 100 para o cadastro de reserva.

As oportunidades foram para os cargos de técnico bancário tradicional e da área de Tecnologia da Informação (TI). Neste último caso, foram oferecidas 100 vagas imediatas e dez para o cadastro de reserva, no polo do Distrito Federal.

As demais oportunidades foram distribuídas por todo país. Para concorrer, era preciso ter apenas o nível médio completo, além de se enquadrar, legalmente, na condição de pessoa com deficiência.

Veja como foi o concurso Caixa 2021

Os candidatos do concurso da Caixa Econômica Federal foram avaliados em diversas etapas. As principais ocorreram em outubro deste ano.

No exame de múltipla escolha, foram cobradas 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 30 questões Específicos, com a seguinte distribuição:

Técnico bancário tradicional

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
  • Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Probabilidade e Estatística (cinco questões, com valor de um ponto cada);
  • Conhecimentos de Informática (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Atendimento Bancário (15 questões, com valor de um ponto cada).

Técnico bancário de TI

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
  • Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos

  • Tecnologia da Informação (30 questões, com valor de um ponto cada).

Para ser aprovado, era preciso obter 50% ou mais dos pontos, tanto no conjunto da prova quanto em cada conhecimento (Básico e Específico).

Foram considerados habilitados para a correção da redação somente os candidatos classificados, na objetiva, em uma posição até o triplo do somatório total do número de vagas e do cadastro reserva.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost