26.3 C
Rio Branco
20 maio 2022 3:57 pm

Concurso PF convoca para o CFP do escrivão e papiloscopista

O concurso PF 2021 divulgou o resultado final das últimas etapas e a convocação dos candidatos para o CFP do escrivão e papiloscopista

POR FOLHA DIRIGIDA

Última atualização em 25/01/2022 08:54

A Polícia Federal concluíram as últimas etapas do concurso PF 2021 e já convocam os candidatos para o curso de formação profissional (CFP) para os cargos de escrivão e papiloscopista. Veja mais detalhes!

As novidades da seleção foram publicadas no Diário Oficial da União e já estão disponíveis no site do Cebraspe :

confira

Além da convocação para o CFP, também foram publicados os resultados das seguintes etapas:

  • resultado final da avaliação de títulos, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal;
  • relação final dos candidatos que compareceram ao primeiro momento da avaliação psicológica, para os cargos de Delegado de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Polícia Federal;
  • resultado final na avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitaram concorrer como pessoas com deficiência
  • resultado final no procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclaram negros no envio dos documentos necessários à matrícula no curso de formação; e
  • resultado final da primeira etapa do concurso para os cargos de Delegado de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Polícia Federal.

Sobre o CFP do concurso PF

O novo CFP, dessa vez para os cargos de escrivão e papiloscopista, será realizado no período de 21 de fevereiro a 13 de maio.

Ele será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer Unidade da Federação.

O CFP ocorrerá no período das 7h e 30 minutos da segunda-feira às 18h de sábado (horário oficial de Brasília/DF). O candidato que estiver frequentando o CFP estará sujeito a tempo integral com dedicação exclusiva, executando atividades que poderão se desenvolver nos horários diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O aluno fará jus a auxílio-financeiro, na forma da legislação vigente, no valor de 50% do subsídio da classe inicial do cargo, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, em caso de ser servidor da Administração Pública Federal.

Veja calendário do CFP do concurso PF 2021

Recentemente, a Polícia Federal concluiu o primeiro CFP de agente do concurso PF 2021. A próxima turma terá início em fevereiro e será destinada aos escrivães e papiloscopistas, que já enviaram documentação de matrícula.

Veja a seguir como está o cronograma dos próximos CFP’s:

  • Agente de Polícia Federal, primeira turma, de 15 de outubro de 2021 a 22 de dezembro de 2021;
  • Agente de Polícia Federal, segunda turma, de 13 de junho de 2022 a 2 de setembro de 2022;
  • Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, de 21 de fevereiro de 2022 a 13 de maio de 2022;
  • Delegado de Polícia Federal, de 13 de junho de 2022 a 2 de setembro de 2022.

De acordo com o Cebraspe, a convocação para o CFP da turma de delegado e da segunda turma de agente está marcada para 13 de junho de 2022.

Sobre o concurso PF

Publicado em janeiro de 2021, o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.

No entanto, a comissão de aprovados luta para zerar a lista do cadastro de reserva e chamar todos os candidatos. E ao que parece já conta com a ajuda do presidente.

Isso porque, o presidente conversou, por ligação, com o Ministro da Justiça, Anderson Torres, que explicou que estão negociando com a Economia sobre as chamadas de excedentes.

“Nós pedimos uma autorização da Economia para chamar até 100% do número de vagas. O que está muito difícil de superar é chamar mais de 100%. Fizemos um concurso para 1.500 vagas, chamar até 3 mil é muito viável, agora mais que isso é muito díficil pela Economia e pela Legislação também”, explicou o ministro.

Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior. As carreiras têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:

  • Agente de polícia  – 893 vagas
  • Escrivão de polícia  – 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  – 84 vagas;
  • Delegado de polícia  – 123 vagas.

As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal convocará de acordo com suas necessidades.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.919 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.