20 de abril de 2024

Concursos x Ômicron: bancas falam sobre adiamentos e protocolos

O fim de 2021 foi marcado pelo surgimento da nova variante da Covid-19, a Ômicron. Inclusive, há um pico de casos previsto para o mês de fevereiro.

E, com isso, ligou-se o alerta para a realização de grandes eventos, como a aplicação de provas de concursos públicos.

Muitos candidatos começaram a se perguntar: as provas serão novamente adiadas? Os concursos serão novamente suspensos? Os prazos da validade serão paralisados? Como vão ficar as seleções que estão em andamento?

Todo este cenário de especulação só aumentou depois que alguns estados adiaram a realização dos desfiles de Carnaval para abril, como foi o caso de Rio de Janeiro e São Paulo.

Pensando nisso, a reportagem da Folha Dirigida entrou em contato com as principais bancas organizadoras de concursos públicos. Nesta matéria, a seguir, você confere como elas estão se preparando, quais as projeções para possíveis adiamentos e se reforçarão os protocolos.

Atenção: A primeira morte pela variante Ômicron já foi registrada no Brasil e o país tem atingido recorde de casos diariamente. Por isso, Folha Dirigida recomenda cuidados redobrados.

Concursos serão adiados devido à Ômicron?

O avanço na vacinação é um ponto positivo, mas o aumento de casos da nova variante Ômicron ligou o alerta negativo. Mas, e os concursos? Correm o risco de serem adiados?

Veja a seguir o que disseram cada uma das bancas:

► Vunesp

De acordo com a banca, “não há neste momento programação para adiamento de prova, decisão que compete sempre às Comissões constituídas pelos órgãos contratantes.”

►Cebraspe

A banca de Brasília não prevê adiamento de concursos, sejam eles novos ou em andamento.

Segundo a banca, “o Cebraspe continuará aperfeiçoando seus protocolos de saúde na aplicação de provas e inovando, de forma a garantir a execução dos eventos sob sua responsabilidade com a excelência pela qual é reconhecido e com total segurança para todos que participam das avaliações.”

► Idecan

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional, o Idecan, diz que permanecerá atento aos desdobramentos da pandemia.

Todavia, a banca “pretende manter a execução dos seus concursos por confiar nos protocolos que vem adotando com sucesso.”

► Idib

O Idib também não pretende adiar ou suspender os seus concursos públicos vigentes.

A banca informa que “tem o compromisso de zelar pela segurança de todos os envolvidos em exames e demais eventos da instituição. Portanto, assim como vem realizando em outras provas pelo país desde o início da pandemia, a banca continuará respeitando as normas sanitárias vigentes para o enfrentamento do novo coronavírus.”

► IBFC

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o IBFC, é mais um que não tem previsão de adiar as provas de concursos públicos.

Como mensagem aos candidatos, a banca diz que:

“Em princípio, temos de considerar que as etapas de concursos públicos envolvem grande número de pessoas e que, além dos cuidados da equipe do IBFC que irá trabalhar na aplicação, é essencial contar com a consciência e responsabilidade dos candidatos.”

Ômicron: quais protocolos têm sido e serão usados pelas bancas?

Como você pôde ver acima, as bancas não trabalham no intuito de suspender ou adiar os eventos previstos dos concursos que estão organizando. Mas, e os protocolos, continuarão os mesmos? Haverá alguma mudança?

Veja a seguir o que disse cada banca sobre as medidas de segurança e como estarão se preparando para receber os candidatos para as provas durante as próximas semanas e meses.

► Vunesp

“A Fundação Vunesp informa que os protocolos para aplicação de provas são frequentemente atualizados de acordo com o andamento da pandemia, em atendimento às necessidades de segurança e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias dos municípios e dos estados onde as provas são aplicadas.

Publicamos nas páginas dos concursos uma cartilha com orientações sobre a prevenção à Covid-19 na aplicação da prova.”

►Cebraspe

Desde 2020, o Cebraspe possui consistentes protocolos de prevenção à Covid-19, que envolvem as equipes de aplicação, os candidatos, os colaboradores do Centro, parceiros, clientes e fornecedores, de forma a mitigar os riscos e preservar a saúde de todos.
Ao longo dos meses, o Centro vem acompanhando as orientações das autoridades de saúde relacionadas ao enfrentamento da pandemia e o cenário da doença no Brasil e atua na realização de campanhas informativas e mobilização das partes envolvidas na aplicação por meio de capacitações periódicas. O Centro também reforça junto aos candidatos para que todos fortaleçam os esforços de prevenção à Covid-19.

► Idecan

“Para evitar a transmissão do novo Coronavírus, a banca exige o uso de máscaras durante toda a permanência nos locais de prova; as salas e outras dependências passam por reforço na higienização e recebem um público 40% menor do que a capacidade máxima; todos são submetidos a aferição de temperatura corporal e a limpeza das mãos por álcool 70% logo na entrada.”

► Idib

“O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) tem o compromisso de zelar pela segurança de todos os envolvidos em exames e demais eventos da instituição. Portanto, assim como vem realizando em outras provas pelo país desde o início da pandemia, a banca continuará respeitando as normas sanitárias vigentes para o enfrentamento do novo coronavírus.

O Idib nunca abdicou da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em todos os seus eventos, e mantém a higienização e desinfecção dos locais de provas com a pulverização de produtos químicos utilizados em ambientes hospitalares, a aferição da temperatura corporal dos participantes, o oferecimento de álcool gel e de tapetes sanitizantes na entrada. Além disso, cuidamos para garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Com todos esses cuidados, podemos cumprir o calendário dos concursos.”

► IBFC

“Para a realização dos nossos concursos evidentemente serão necessárias medidas de segurança e proteção coletiva. Cabe salientar que  as autoridades competentes poderão promover  novas orientações de segurança  que também serão respeitadas. Os procedimentos que serão adotados pelo IBFC, nas provas que estão agendas serão:

  1. exigir a utilização de máscaras tanto dos nossos colaboradores quanto dos candidatos presentes nos locais de prova;
  2. higienização dos locais de prova e utilização de álcool em gel durante a aplicação;
  3. redução do quantitativo de candidatos alocados em cada sala para redução da aglomeração;
  4. disponibilização de equipe específica de fiscalização e orientação dos candidatos; 5) pulverização dos locais de prova, evitando aglomeração de muitos candidatos em um mesmo prédio.”

A reportagem da Folha Dirigida também procurou outras bancas organizadoras para se manifestarem, porém não responderam dentro do prazo. Entre as que não responderam estão: Selecon, FGV, FCC e Instituto AOCP.

Comprovante de vacinação será obrigatório?

Para saber se o comprovante de vacinação será obrigatório ou não será preciso ficar atento ao edital de abertura do seu concurso, ou, então, ao edital de convocação contendo as regras e orientação para as provas.

Este é um tipo de exigência que poderá variar de acordo com cada concurso.

Recentemente, os candidatos do concurso MP TO para promotor receberam a notícia de que o comprovante de vacinação será exigido. A determinação foi do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao Ministério Público do Tocantins.

O comprovante já serás exigido nas nas provas objetivas e discursivas, que estão marcadas para acontecer nos dias 29 e 30 de janeiro.

O Cebraspe, organizador, informou que “o candidato que não apresentar o comprovante de vacinação não poderá realizar a prova preambular e as provas discursivas”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost