Estados relatam atrasos em entrega da vacina infantil; SP aplica primeira dose hoje

O lote com as primeiras doses da vacina infantil da Pfizer contra Covid-19 começaria a ser distribuído aos estados brasileiros, segundo a previsão do Ministério da Saúde, entre a noite de quinta-feira (13) e a manhã desta sexta-feira (14).

Porém, nesta sexta, pelo menos 10 estados relataram não terem recebido as doses após atrasos e reprogramações dos voos com suas porções prometidas das 1,2 milhão de doses do imunizante. Outros cinco estados e o Distrito Federal relataram que as entregas ainda estão dentro do prazo previsto. Pelo menos seis estados já estão em posse das doses.

Veja a situação da entrega das doses:

  • 10 estados relataram atrasos no recebimento, até o momento: BA, SC, AM, PR, PI, PA, MS, MT, AC, GO
  • 5 estados e o DF informam que previsão ainda está no prazo: DF, MA, RO, RR, ES, PB
  • 6 estados já receberam as doses pediátricas pelo Ministério da Saúde: SP, MG, RN, RJ, TO, PE

As doses estavam armazenadas no Centro de Distribuição do governo federal, na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, para distribuição nacional.

Os primeiros voos estavam previstos para decolar, a partir das 22h15 de quinta (13), rumo aos estados do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Acre, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

Entre os estados com atrasos, a Bahia informou que, “pela terceira vez, em menos de 24 horas, o Ministério da Saúde reprogramou a entrega da vacinas”. Inicialmente previstas para chegar às 01h20 da manhã de sexta, a nova previsão é que o imunizante chegue às 14h40 no Aeroporto de Salvador.

“Infelizmente, a inconsistência de informação prejudica o planejamento de estados e municípios na distribuição dos imunizantes”, informou a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

O Ministério da Saúde também alterou a previsão de desembarque das doses que vão para o Paraná. Inicialmente previstas para chegarem às 07h50 desta sexta, os imunizantes serão encaminhados ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) em um voo previsto para pousar às 13h50.

Santa Catarina deveria receber 39.800 doses para vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade às 08h25 desta sexta-feira (14). Porém, de acordo com a correspondente da CNN em Florianópolis, Gabrielle Ravasco, o voo pousou sem os imunizantes.

Leia mais em CNN Brasil.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost