21 de abril de 2024

Fórum Empresarial lança projeto Del Turismo em Rio Branco em evento na Fieac

Em evento realizado na tarde de quinta-feira, 27, na sede da FIEAC, em Rio Branco, o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre lançou o projeto Del Turismo. A iniciativa visa à implementação de uma política de turismo no estado, por meio de um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável local e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida nos municípios.

O Del Turismo é fruto de uma parceria entre Fórum, Câmara Técnica do Turismo e entidades empresariais alemãs, com participação da comunidade, poder público e iniciativa privada. De acordo com Andreas Dohle, consultor da BBW (Instituto Educacional da Economia Bávara) e coordenador da Rede Del Turismo, o projeto que começa a ser iniciado no Acre já rende bons resultados em outros estados do país.

“Primeiramente foi implementado em Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Escolhemos um estado em cada região e no Norte foi o Acre. Passamos relativamente bem pela pandemia, quando muitos destinos se perderam. Há alguns anos apostamos em um turismo mais individualizado e suave, e aparentemente o Brasil descobriu, no período da pandemia, que todos queriam um turismo com essas características e já estávamos prontos. Isso beneficiou todos os nossos destinos e, dentro desse contexto, conseguimos as primeiras certificações internacionais para destinos sustentáveis na América Latina, o que é um diferencial”, pontuou Dohle.

Além de Rio Branco, o projeto Del Turismo foi já lançado nesta semana nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. O presidente do Fórum Empresarial e da FIEAC, José Adriano, diz que o turismo movimenta dezenas de outros setores, é uma fonte de atração de grandes receitas e por isso precisa ser bem estruturado.

“O setor precisa estar organizado desde a hora que chama o turista para visitar o estado até o momento que o visitante sai. É um processo que precisa ser identificado, mapeado, entender os gargalos, capacitar todos os envolvidos e com isso possamos dizer que temos um turismo estruturado. Primeiro, temos que entender a realidade desses municípios em respeito a essa infraestrutura, que inclui a rede hoteleira, restaurante e outros, para então criar um calendário de eventos e fazermos a divulgação do estado e dos municípios parceiros”, ressaltou José Adriano.

Também participaram presencialmente do lançamento do Del Turismo em Rio Branco o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rizomar Araújo; o consultor do projeto, Estácio Guimarães; o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita; representantes do Sebrae, Fecomércio, prefeitura de Rio Branco, empresários e lideranças do setor. Remotamente, acompanharam o evento o secretário de Turismo do Acre, John Douglas; o vereador de Rio Branco, Samir Bestene; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Thiago Higino; e o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista.

Fotos: Assessoria

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost