19 de abril de 2024

Longo informa que Governo iniciará processo de licitação das linhas intermunicipais do Estado

Em reunião realizada na última terça-feira (11), na Casa Civil, entre o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Pedro Longo, o secretário Rômulo Grandedier e a diretora-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac), Mayara Lima, ficou decidido que será iniciada a realização de licitação para a concessão das linhas de ônibus intermunicipais.

A solução surgiu após Longo, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Aleac, relatar as reclamações e pedidos que chegam a seu gabinete, concentrados na precariedade de algumas empresas e no risco de monopólio das linhas principais – o que tende a retirar o direito de escolha dos consumidores e elevar os preços das passagens.

“Esta decisão do governo trará mais transparência, já que hoje existem muitos questionamentos, inclusive dentro da Aleac, sobre a gestão dos sistema e a tendência de concentração das linhas mais relevantes para apenas uma empresa”, argumentou o político.

Por outro lado, segundo o líder, a abertura também vai trazer mais investimentos para o Acre e vantagens ao consumidor, já que na licitação por lotes as empresas que arrematarem as linhas melhores também assumirão outras menos vantajosas economicamente, propiciando uma isonomia na qualidade do serviço para todos.

A partir de agora, o processo terá continuidade com reuniões que envolverão também a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Ministério Público do Acre (MPAC), que serão convidados a acompanhar todo o processo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost