18 de abril de 2024

Lula mantém liderança de 20 pontos em pesquisa do Ipespe

O ex-presidente Lula manteve a dianteira de 20 pontos percentuais que tem para Jair Bolsonaro na pesquisa do Ipespe e da XP divulgada nesta sexta-feira (14/1), dando ao petista uma vitória no primeiro turno.

O petista tem 44% das intenções de voto, contra 24% do presidente. Os números são os mesmos verificados em dezembro do ano passado, quando foi feito o último levantamento.

A nova pesquisa eleitoral também traz uma estabilização de Sergio Moro, o terceiro colocado, com 9% – mesmo percentual obtido em dezembro, depois de o ex-juiz aparecer com 11% em novembro, quando sua pré-candidatura foi lançada. É importante registrar que a variação no período está dentro da margem de erro.

Ciro Gomes, em quarto lugar, também repetiu os números de dezembro, com 7% das intenções de voto. Doria, por sua vez, teve uma queda de 1 ponto percentual, de 3% para 2%. O movimento também está dentro da margem de erro. Rodrigo Pacheco, Simone Tebet e Luiz Felipe D’Avila aparecem todos com 1%.

Apesar da estabilidade nos números dos dois líderes na pesquisa, há movimentos diferentes quando a pergunta é sobre a certeza que o entrevistado tem do voto.

Desde outubro, o percentual de pessoas que disseram ter certeza de que não votarão em Lula caiu de 46% para 43%. No mesmo período, o número de respondentes afirmando que não votarão em Bolsonaro passou de 61% para 64%.

Já a quantidade de entrevistados que dizem ter certeza do voto subiu de 38% para 44% quando o escolhido é Lula, entre outubro de 2021 e janeiro deste ano, e saiu de 24% para 25% em relação a Bolsonaro.

Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 56% contra 31% do atual mandatário. Na última pesquisa, o Ipespe dava 53% para o petista e os mesmos 31% para Bolsonaro.

Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado fornece o nome de quem pretende votar, o ex-presidente Lula aparece com 35% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro, 4% de Moro, 3% de Gomes e 1% de Doria.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost