MEC divulga editais do Sisu, Prouni e Fies. Veja as regras

As regras para inscrição e seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram divulgadas nesta quarta-feira (19/1). Segundo o Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União (DOU), cada programa terá datas diferentes para cadastro e segue diferentes critérios estabelecidos por edital.

Para concorrer à primeira edição de 2022 do Sisu, o candidato deve ter participado da edição passada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação, além de não ter participado na condição de “treineiro”.

O período de inscrição será de 15 a 18 de fevereiro e poderá ser feita no portal do programa (link aqui). Cada candidato também deve especificar, em ordem de preferência, as opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

Não é possível a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. O resultado da chamada regular será divulgado em 22 de fevereiro.

Prouni

Assim como no Sisu, somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2022 o candidato que tenha participado da edição passada do Enem. No entanto, ele deve obter nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do exame e nota acima de zero na redação. Também não pode ter participado na condição de “treineiro”.

As inscrições ficarão abertas entre 22 e 25 de fevereiro deste ano e poderá ser feita pelo portal do programa (link aqui). Para efetuá-la, será necessário efetuar um cadastro no “Login Único” do governo federal; informar endereço de e-mail e número de telefones válidos; e preencher os dados cadastrais e selecionar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita.

Cada candidato poderá concorrer a diferentes bolsas: integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo; ou parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não excedam valor de três salários mínimos.

O processo seletivo do Prouni terá duas chamadas sucessivas, em 2 e 21 de março deste ano. A lista de candidatos pré-selecionados será divulgada na página do programa.

Caso tenha sido pré-selecionado, o candidato deverá entregar a documentação exigida pela instituição de ensino a fim de comprovação das informações prestadas na inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição. Também ocorrerão em duas chamadas nas seguintes datas:

  • Primeira chamada: de 3 a 14 de março de 2022
  • Segunda chamada de 21 a 29 de março de 2022

O registro da aprovação de cada candidato no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emissão dos respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação pela instituições deverão ser realizados entre 3 e 17 de março de ano (primeira chamada), bem como entre 21 e 31 de março (segunda chamada) deste ano. Para entrar na fila de espera, é necessário manifestar o interesse por meio do portal do programa entre 4 e 5 de abril.

Fies

De acordo com edital do Fies, as inscrições dos candidatos interessados em participar do processo seletivo do programa referente ao primeiro semestre de 2022 devem ser efetuadas pela página FiesSeleção (link aqui). O sistema ficará disponível de 8 a 11 de março deste ano. Também será exigido cadastro no “Login Único” do governo federal.

Somente poderá se inscrever o candidato que tenha participado a partir da edição de 2010 do Enem. Além disso, deve obter nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do exame e nota acima de zero na redação, também não pode ter participado na condição de “treineiro”. O concorrente não pode ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.

Para efetuar a inscrição, deverá ser informado: Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço de e-mail válido, a ordem de prioridade das três opções de curso, turno e local de oferta entre as disponíveis no referido grupo, bem como as demais exigências solicitadas no âmbito do FiesSeleção.

Durante o período, será possível alterar a opção de grupo de preferência, assim como efetuar o cancelamento da inscrição. Os resultados serão divulgados 15 de março em chamada única.

Para conferir a íntegra dos editais na íntegra, basta acessar o link a seguir:

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

MEC divulga editais do Sisu, Prouni e Fies. Veja as regras