19.6 C
Rio Branco
19 maio 2022 8:58 pm

O que é média ponderada? Aprenda a fazer o cálculo!

Saber o que ela é, onde é feita e como funciona é fundamental, não só para ir bem na prova, como também para utilizá-la no seu dia a dia. Além disso trata-se de um conteúdo frequentemente cobrado em provas, concursos públicos e Enem

POR DIREÇÃO CONCURSOS

Última atualização em 19/01/2022 10:49

média ponderada é um dos conceitos que estudamos em matemática e estatística. Saber o que ela é, onde é feita e como funciona é fundamental, não só para ir bem na prova, como também para utilizá-la no seu dia a dia. Além disso trata-se de um conteúdo frequentemente cobrado em provas, concursos públicos e Enem.

Você já percebeu que não dá para fugir mais deste cálculo, mas fique tranquilo, neste artigo você verá o que é a média ponderada, onde usá-la e como ela é feita. Confira!

O que é a média ponderada e como ela é feita

Primeiramente, vamos relembrar do conceito de média aritmética, assim fica mais fácil. A média aritmética simples é a média de um valor de um conjunto de números, ou seja, soma-se um conjunto de números e se divide pela quantidade de números somados.

Exemplo de média aritmética simples

Imagine que você tirou essas notas em Biologia: 7,7; 6,5; 8,4; 4,5. Seu professor fará o cálculo de sua média através da média simples, desta forma:

MA = 7,7 + 6,5 + 8,4 + 4,5 = 27,1 = 6,7

4 4

Mas, e a média ponderada?

Desta forma, a média ponderada é o valor de um conjunto de números com pesos diferentes. Assim, soma-se os números e multiplica cada um pelo valor de seu peso. Somente após isso, divide pela soma dos pesos. Veja o exemplo abaixo para entender melhor:

Exemplo de média ponderada

Para descobrir a média total no curso, some sua nota conforme os respectivos peso delas:

Física 7,2 2
Matemática 8,5 3
Português 8,2 3
Redação 9,2 4

MP = 2×7,2 + 3×8,5 +3×8,2 + 4x 9,2 = 101,3 = 8,4

2 + 3 + 3 +4 12

Viu só, como é fácil fazer a média ponderada? Basta incluir a multiplicação.

Onde usar?

A média ponderada é utilizada em várias situações do nosso cotidiano, como você viu acima, em cálculos de média de alunos, quando o peso de cada prova ou disciplina é diferente.

Deste modo, a média é considerada mais justa, visto que um aluno foi melhor em uma prova mais fácil enquanto outro se saiu melhor em uma prova mais difícil.

Afinal, a média é calculada conforme o peso e reflete de maneira mais adequada o resultado de um aluno.

Além disso, a média ponderada é bastante utilizada pelos profissionais de marketing, em análises e projeções de campanhas, assim como no mundo das finanças, sobretudo no ramo de investimentos.

Então, se você quiser ser um bom investidor é necessário fazer a média ponderada para descobrir a média da carteira, por exemplo.

Resumindo

Portanto, a média ponderada se aplica em várias situações diárias, não somente nas questões de provas e vestibulares. Por isso, é importante aprendê-la e praticá-la, não é mesmo?

Se este conteúdo o ajudou a entender melhor sobre média ponderada, não deixe de conferir outros artigos no site do Direção Concursos.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.915 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.