OMS recomenda dois novos medicamentos para tratar pacientes com Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou mais dois medicamentos contra a Covid-19 nesta quinta-feira (13). São eles: o baricitinibe (que também é usado para tratar artrite reumatoide) e o anticorpo monoclonal sotrovimabe. Os dois medicamentos também foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão dos especialistas da OMS foi publicada na revista médica The BMJ.

Segundo a OMS, o baricitinibe é recomendado para pacientes com Covid-19 grave ou crítico em combinação com corticosteroides.

“Sua forte recomendação baseia-se em evidências de certeza moderada de que melhora a sobrevida e reduz a necessidade de ventilação, sem aumento observado de efeitos adversos”, disseram os especialistas.
A OMS também fez uma recomendação condicional para o uso do anticorpo monoclonal sotrovimabe. Ele não é indicado para pacientes graves, mas para pessoas com maior risco de hospitalização.

“As recomendações de hoje são baseadas em novas evidências de sete ensaios envolvendo mais de 4 mil pacientes com quadros de Covid-19 não grave, grave e crítica”, diz a entidade.

A orientação de hoje se soma às recomendações anteriores para o uso de bloqueadores receptores interleucina-6 e corticosteroides sistêmicos para pacientes com Covid-19 grave ou crítica; recomendações condicionais para o uso de casirivimabe e imdevimabe (outro tratamento de anticorpos monoclonais) em pacientes selecionados; e contra o uso de plasma convalescente, ivermectina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19, independentemente da gravidade da doença.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

OMS recomenda dois novos medicamentos para tratar pacientes com Covid-19