25 de abril de 2024

Presidente do PT quer Jorge Viana disputando Governo do Acre; articulações podem colocar MDB na chapa petista

Jorge Viana ainda está indeciso. Apesar de não ter nome à postos nem para o Governo e nem para o Senado, existe uma movimentação nos bastidores para que o ex-senador pelo PT dispute as eleições esse ano. Ele ainda não sabe em qual cadeira quer sentar – apesar de pontuar em pesquisas – mas, se depender da maioria dentro do partido, Jorge Viana será oficializado pré-candidato ao Governo do Acre.

Cesario Campelo Braga, presidente regional da sigla, não só me confirmou a informação como disse que faz parte do grupo pró-Jorge: “Se depender de mim, Jorge Viana será candidato ao Governo”.

Braga não pensa nem em outro nome, nesse momento, para a disputa. “Eu visito o Acre todo construindo isso”. Além de presidente do PT, Cesario é pré-candidato a deputado estadual. Quer um mandato militante.

O presidente não quer, nesse momento, conversar com lideranças de outros partidos. O foco mesmo é Jorge Viana. Mas entrega: existem conversas com o MDB – a nível Brasília. “Vamos ver o que vai dar em Brasília primeiro. Possa ser que o MDB venha com o Lula. Aqui, não fui procurado por nenhum dirigente”. Se a confirmação de Jorge como candidato ao Governo já mexeria muitas peças no jogo da política, um apoio do MDB pode cair como bomba.

Todaz

Uma mulher acreana pode ganhar uma formação e mentoria com especialistas sobre comunicação política. O projeto Todaz quer inserir mais mulheres na política e oferece formação para as eleições este ano. Inscrições em https://todaz.com.br/.

Reforma de Bocalom

Enquanto a Câmara convocava os vereadores para aprovar a reforma proposta pelo prefeito Tião Bocalom (Progressistas-AC), um vídeo circulava nas redes sociais de um ônibus com porta despencando, em plena circulação pelas ruas da Capital.

Aprovada

Aprovada com 10 votos a favor, a reforma prevê centenas de novos cargos, 5 secretarias adjuntas, 1 nova secretaria e mais um cargo de secretário, consequentemente, além de assessorias especiais onde os titulares são remunerados com salários iguais aos de secretários.

Contra

Votaram contra Adailton Cruz (PSB), Michelle Melo (PDT), Ismael Machado (PSDB) e Emerson Jarude (MDB). Mais cedo, eu havia falado com Adailton. “Vou estar lá para dizer um não bem grande”.

Adailton Cruz

Impossível não destacar a performance de Adailton na Câmara. Talvez, por ser sindicalista, conhece de perto a realidade do empregado, e o defende com unhas e dentes. Fala com consciência – social e de classe.

Manoel Urbano

Se Tanízo Sá for, realmente, para a disputa por uma vaga no legislativo nessas eleições, o Progressistas abocanha mais uma prefeitura. O vice de Tanízo é o progressista Toscano, 60 anos.

Prorrogação

PT, PSB, PC do B e PV devem apresentar um recurso até segunda-feira (24) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir uma prorrogação do prazo para a formalização de uma federação. O prazo vigente é 2 de abril e o grupo considera insuficiente.

Janela partidária

Os partidos querem um tempinho a mais, após a janela partidária — período em que parlamentares podem trocar de partido — que termina no dia 1º de abril. “O TSE está nos forçando a fazer uma discussão sem ter uma clareza”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Ela não chegou a um acordo com o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

Medo?

Com o fim das coligações, a única forma de juntar votos é através das federações. Só que tem um porém: as federações são coligações que duram quatro anos. Não são apenas para juntar votos. Aí que deve morar o receio de alguns dirigentes.

Replicou

O Diário da Amazônia Replicou o que adiantei aqui sobre uma provável visita de Lula em Porto Velho – com uma passadinha no Acre. O site deu o mesmo motivo: “para viabilizar o ex-senador Jorge Viana”. Até agora, nada de respostas sobre Governo ou Senado. Alguns dirigentes de partidos estão sem unhas para roer.

Montagem de chapas

Enquanto especula-se para onde vai esse ou aquele postulante, confesso que estou curioso para ver as movimentações do senador Marcio Bittar dentro do poderoso União Brasil, que está sendo concebido. Ele sempre foi um verdadeiro craque em montagem de chapas. Esteve ocupado com as funções de senador: da ordem do Orçamento e garantindo emendas para os municípios do Acre e agora se recupera de uma cirurgia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost