21 de abril de 2024

Retrospectiva da geopolítica mundial em 2021: alguns dos principais acontecimentos

O ano de 2021 foi bastante tenso no campo da geopolítica mundial. Além do mais, o mundo ainda enfrenta a crise sanitária do Covid-19 e pressões sobre vacinação e obrigatoriedade do passaporte de vacina. Tensões políticas, econômicas, diplomáticas e militares foram bastante acentuadas e marcadas durante o ano. Veja alguns dos principais destaques:  

  • Estados Unidos, após atacar o Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iaque, a mando de Donald Trump os EUA assassinam o general iraniano Qassim Suleimani, tido como um herói no Irã. Sua morte pediu vingança. 
  • O Brexit foi consolidado e o Reino Unido sai oficialmente da União Europeia. Inicia o processo de transição. Os Impactos ainda serão sentidos para ambos os lados.  
  • O Chile foi convocado a decidir uma nova Constituição, substituindo a promulgada na ditadura de Angusto Pinochet, de 1980. Quase 80% da população decidiu pela mudança. Crise política com ascensão da esquerda no poder.  
  • O presidente do Haiti Jovenel Moise foi assassinado em sua própria residência e sua esposa ferida. O caso ainda está sob investigação.  
  • O Talibã retorna o poder no Afeganistão após a saída das tropas dos Estados Unidos de Cabul, a capital afegã. A população, desesperada, correu para o Aeroporto, na tentativa de escapar do novo regime terrorista.  
  • Jair Bolsonaro discursa na ONU, na Conferência do Clima. Defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19, falou do problema ambiental do Brasil, chamando para si a responsabilidade do tema Amazônia brasileira e reafirmou a luta contra a corrupção, dizendo que o Brasil está há “quase dois anos sem casos de corrupção”.   
  • Uma explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, deixou pelo menos 200 mortos e mais de 6,7 mil feridos e mais de 300 famílias perderam suas casas, além de danos estruturais.  
  • Donald Trump escapa de um Impeachment, mas não de ser banido das redes sociais e nem da derrota nas urnas, em sua tentativa de reeleição. Ele não aceitou a derrota, alegando fraude nas urnas. 
  • A Alemanha dá fim à “era Merkel”, líder e protagonista da União Europeia. A chanceler alemã dá lugar a seu vice-chanceler Olaf Scholz. Termina uma era de muitas crises e o poder de resiliência da UE. 
  • Tensões militares marcaram 2021 após a saída dos Estados Unidos do Afeganistão: A China envia navios e caças para a região do Mar do Sul da China próximo a Taiwan e ameaça invadir; A Rússia entra em novo choque tentando impedir a entrada da Ucrânia na OTAN. Os Estados Unidos se aproximam da região e ameaça a Rússia com sanções; a Índia, China, Rússia, Irã, Japão, Israel começam novos treinamentos militares; Israel é atacado na faixa de Gaza pelo grupo terrorista Hamas, que alveja Israel com mais de 4000 bombas; Militares Russos aterrissam no Cazaquistão; Reino Unido implanta 31 armas nucleares em navios; Brasil e EUA fazem exercícios militares na Amazônia.  
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost