18 de abril de 2024

Veja cinco alimentos para evitar se você estiver com a glicose alta

O diabetes é uma doença silenciosa e cada vez mais comum. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, estima-se que no Brasil 16,8 milhões de pessoas tenham a doença, o equivalente a cerca de 7% da população. Um dos principais fatores que pioram a situação para os portadores da condição é a má alimentação, pois existem alimentos que favorecem o pico de açúcar no sangue e devem ser evitados.

Mesmo com uma dieta equilibrada, pode ser difícil manter os níveis de açúcar sob controle no organismo. Contudo, especialistas afirmam que reduzir o consumo de doces, alimentos processados e bebidas alcoólicas ajuda no equilíbrio do diabetes. Novos hábitos alimentares somado a prática de exercícios físicos também são recomendados.

“Existem certos alimentos que devem ser evitados se você tem diabetes tipo 2, enquanto outros alimentos devem ser consumidos com moderação”, adverte a especialista.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que devem ser evitados na dieta para diabetes são aqueles ricos em açúcar ou carboidratos simples, como:

1. Sucos de frutas

A médica afirma que pode ser fácil exagerar nas quantidades quando se trata de sucos de frutas. O consumo em excesso contribui com o acumulo de açúcar e calorias extras, que podem levar a picos de glicose e ganho de peso.

“As frutas em geral podem ser consumidas e eu nunca recomendaria excluir totalmente nenhuma fruta por causa do valor nutricional que ela contém No entanto, algumas podem ser substituídas para pacientes com diabetes tipo 2″, explica.

2. Carnes processadas

Carnes processadas como salame, presunto e carne vermelha gordurosa devem ser retiradas do prato. Segundo Sally Roxburgh, esses alimentos causam ganho de peso, o que dificulta o controle do diabetes. Em vez disso, opte por carnes mais magras, como frango e peru.

Estudos revelaram anteriormente que as carnes processadas levam ao ganho de peso em menos de duas semanas para as pessoas que as comem regularmente. Os pesquisadores descobriram que aqueles que consomem esse tipo de alimento comem em média 500 calorias a mais do que os que optam por carnes magras.

3. Alimentos ricos em carboidratos

Segundo a médica Naomi Newman-Beinart, os alimentos que fazem o açúcar no sangue subir mais rapidamente são aqueles ricos em carboidratos, como arroz, macarrão, batatas, frutas e qualquer coisa com adição de açúcar.

Ela afirma que quando esses alimentos são digeridos, o açúcar dos carboidratos é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea.

“Se o açúcar no sangue de uma pessoa saudável fica muito alto, mais insulina é produzida, retardando a quebra da gordura — assim, ela se acumula mais facilmente no corpo”, explicou, em entrevista ao The Sun.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost