Ícone do site ContilNet Notícias

Após Bolsonaro dar preferência à Márcia Bittar no PL, irmãos Rocha deflagram Operação Caça-Partido

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Wherles e Mara Rocha/Foto: Reprodução/redes sociais

Após a informação de que o grupo do presidente Jair Bolsonaro tem em seus planos o nome da Márcia Bittar para assumir a presidência do Partido Liberal (PL) no Acre, este humilde jornalista recebeu a informação de que os irmãos Mara Rocha, deputada federal, e Wherles Rocha, vice-governador do Acre, estariam flertando com o Patriotas. Informação mais do que confirmada pelo presidente regional, Josemir Anute, e seu vice, Emerson Pontes. Pedra cantada com sucesso.

Emerson não só confirmou a informação, como me disse também que os irmãos iniciaram contato com outros partidos – informação que me foi passada por outra fonte no domingo (20). Mas afirma que tudo, com relação ao Patriotas, tudo não passou de ligações telefônicas. “Eles vêm procurando alguns partidos. Ficamos sabendo que ela procurou a nossa nacional, em Brasília. Ligou para o nosso presidente”.

Questionei se o vice-governador, a deputada, ou ambos, seriam recebidos pela legenda no Acre. Palavras de Emerson: “Precisamos saber qual o interesse dela. Precisamos conversar; deve haver um alinhamento”. A sigla não vê problema, também, em abrigar Rocha – caso ele venha para deputado federal. Havendo sinergia, o sinal estaria verde para os novos membros.

Uma reunião, ainda esta semana, em São Paulo deve discutir o assunto. A princípio, a reunião seria para alinhar com a nacional as chapas de deputados estadual e federal. Agora, com o novo capítulo desta novela envolvendo a legenda, devem tocar no assunto. Vou acompanhar essa saga.

Patriotas

Voltando ao Acre, Josemir e Emerson devem ter informações sobre as chapas. Prometeram me revelar os detalhes que forem possíveis, assim como também dessa questão envolvendo Mara e Wherles.

Confiam no Valdemar

Tanto Mara como Wherles, antes de as informações de que buscam nova legenda vazarem através dessa coluna, afirmavam que confiam na palavra do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa, de que seriam os comandantes da legenda no Acre. Com a estratégia revelada de uma caçada por nova legenda, mostraram que talvez não confiam tanto assim.

Pesquisa

Nova pesquisa de intenção de voto mostra Lula com 42,8% e Bolsonaro crescendo de 25% para 28%. Pode acender alerta amarelo num acomodado PT.

BR-364

Essa discussão sobre um culpado pelos estragos na BR-364 pode perdurar décadas. Quem tem mandato, seja no executivo ou no legislativo, tem que fazer o que deve ser feito para que a realidade, daqui um tempo, seja outra. Focar no problema, e não na solução, é um atraso sem tamanho.

Robson Aguiar

O Partido Social Cristão (PSC) começou a se mexer para as disputas eleitorais e anunciou o advogado Robson Aguiar como pré-candidato ao Governo do Acre. Robson já foi assessor jurídico do Detran e é presbítero da Igreja Metodista Wesleyana.

Federações

Com as discussões sobre federação em polvorosa, alguns líderes de partidos no Acre nunca conversaram tanto com telefones do DDD 61. Estão quase 24 horas por dia se articulando em Brasília para levar a melhor.

Rede Sustentabilidade

Estou curioso para ver qualquer pista de chapas da Rede Sustentabilidade no Acre. O partido já foi casa de bons quadros, como Minoru Kinpara, Gabriel Santos, Janaína Pascoal e David Hall. Viu o quadro definhar com consecutivos erros de gestão.

Rede Sustentabilidade²

Até agora, só se tornou pública a adesão de Germano Marino, que é excelente. Se continuar nesse nível, vai fazer algum barulho. A proposta da Rede é boa.

Progressistas e União Brasil

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), quer o Progressistas, partido que comanda, apoiando o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo governo da Bahia, ainda que o apoio prejudique o colega João Roma, ministro da Cidadania, que decidiu colocar o nome à disposição do Republicanos para o cargo.

Progressistas e União Brasil²

No Acre, esses dois partidos chegaram a um denominador comum em se tratando de Governo do Acre: estão fechados com Gladson Cameli. Para a cadeira do Senado, há um imbróglio a resolver: três disputam uma única cadeira. Mailza Gomes (PP-AC), que é a presidente regional da sigla; Márcia Bittar, que não está oficialmente filiada à sigla, mas que tem o marido Marcio Bittar (UB-AC) no comando; e Alan Rick (UB-AC).

Cesario Braga

Que ninguém subestime o trabalho que Cesario Braga, presidente regional do PT-AC, tem feito nos municípios do Acre. Tem comido pelas beiradas. Sabe o que está fazendo e, além de deixar quente o nome de Jorge Viana por onde passa, é um forte nome à Aleac.

Vice de Gladson

Durante agenda no interior, fiquei sabendo de uma pessoa que afirmou categoricamente ser vice de Gladson Cameli. O nome vai permanecer em sigilo, não adianta me perguntar.

Sair da versão mobile